Início » Nesta Data » É inaugurado o campo de concentração Auschwitz I
Nesta data

É inaugurado o campo de concentração Auschwitz I

Inaugurado em 20 de maio de 1940, campo foi criado, inicialmente, para ser prisão de presos políticos durante a Segundo Guerra Mundial

É inaugurado o campo de concentração Auschwitz I
A barbárie de Hitler matou 1 milhão de judeus na Segunda Guerra Mundial (Reprodução/Internet)

Os campos de concentração foram um marco da violência de Adolf Hitler contra os judeus durante a época do nazismo.

Em 1940, os nazistas iniciaram a construção de uma rede de campos de concentração chamada Auschwitz-Birkenau. O primeiro deles, chamado Auschwitz I, ficava localizado a 60 km da cidade de Cracóvia, na Polônia, e começou a receber os primeiros prisioneiros em 20 de maio de 1940. O campo foi criado, inicialmente, para ser prisão de presos políticos durante a Segunda Guerra Mundial.

Contudo, um ano mais tarde, a primeira câmara de gás foi instalada no campo pela SS. Também foi lá que cerca de 850 prisioneiros polacos e russos foram cobaias de testes, no qual era utilizado o gás Zyklon B, que é altamente tóxico. Esse gás era utilizado para combater ratos e desinfetar os navios. Mas em contato com o ar, ele cria substâncias que matam em minutos. Considerado um sucesso, essa experiência serviu para que Hitler criasse outros dois campos: Auschwitz II, em 1941, e Auschwitz III, em 1942.

No Auschwitz I foram mortos 70 mil prisioneiros, sendo que 300 conseguiram fugir. O Auschwitz II era o mais conhecido, pois foi o que registrou o maior número de extermínios. Equipado com quatro crematórios e câmaras de gás, esse campo foi responsável pela morte de um milhão de judeus e 19 mil ciganos. Já o Auschwitz III era utilizado para o trabalho escravo, onde os presos eram obrigados a trabalhar até a exaustão.

Com a proximidade do final da guerra, os nazistas destruíram todas as câmaras de gás construídas. No ano seguinte, milhares de judeus foram evacuados dos campos. No mesmo ano, o exército britânico libertou outros 7.500, dando fim ao período mais sombrio da Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
InfoEscola-Campo de concentração de Auschwitz
DW-1945: Libertação de Auschwitz

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    o primeiro campo de concentração foi Dachau em monique, o de exterminio foi o de Auschwitz .
    triste lembrança

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *