Início » Internacional » É iniciado na França o movimento estudantil de Maio de 1968
NESTA DATA

É iniciado na França o movimento estudantil de Maio de 1968

Em 2 de maio de 1968, o movimento que provocou uma greve geral na França foi iniciado com um protesto de estudantes

É iniciado na França o movimento estudantil de Maio de 1968
Os movimentos de Maio de 1968 foram reprimidos com violência policial (Foto: Wikimedia)

No ano de 1968, a França viveu uma grande onda de protestos de caráter revolucionário. Um movimento ocorrido durante o mês de maio daquele ano provocou uma grande greve geral de trabalhadores franceses e chegou a reverberar em outros países. No entanto, os protestos de Maio de 1968 tiveram como causa um movimento estudantil.

Em 2 de maio de 1968, um movimento foi iniciado por estudantes das universidades de Paris e Sorbonne que pediam reformas no setor educacional francês. Os protestos se estenderam por vários dias e foram reprimidos com violência policial. Nesse período, Paris vivia um cenário de batalha campal.

A resposta violenta do então presidente Charles De Gaulle aos estudantes franceses fez com que o movimento estudantil ganhasse força, sendo apoiado pelo Partido Comunista Francês e pelos trabalhadores franceses. Com a ajuda de sindicatos, foi convocada em 13 de maio uma greve geral no país.

Com cerca de dois terços dos trabalhadores em greve, o presidente De Gaulle se sentiu pressionado e no dia 30 de maio decidiu convocar novas eleições para junho. No entanto, De Gaulle e seus aliados venceram as eleições graças à manobras políticas e promessas de aumentos salariais, o que enfraqueceu o movimento estudantil e terminou com a greve geral. Apesar da vitória, De Gaulle renunciou no ano seguinte.

Fontes:
Mundo Estranho-O que foi o Movimento de Maio de 68 na França?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *