Início » Nesta Data » Em 1967, Che Guevara é morto a tiros pelo exército boliviano
NESTA DATA

Em 1967, Che Guevara é morto a tiros pelo exército boliviano

Líder guerrilheiro sul-americano que sonhava em expandir a Revolução Cubana foi encontrado morto em La Higuiera, na Bolívia, em 9 de outubro de 1967

Em 1967, Che Guevara é morto a tiros pelo exército boliviano
Che Guevara acreditava que a revolução era a única forma de acabar com as desigualdades sociais na América Latina (Foto: Wikimedia)

Ernesto “Che” Guevara de La Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina. Filho primogênito de Ernesto Lynch e Celia de La Serna y Llosa, ele pertencia a uma família de classe média alta. Por sofrer de asma, a família de Guevara foi obrigada a se mudar em busca do melhor clima para o filho. Foi criado em Alta García, região serrana de Córdoba.

Sua adolescência foi marcada por grandes conflitos internacionais, entre os quais a Guera Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. Em Córdoba, tomou gosto pela literatura e pelo esporte. Aprendeu a jogar rúgbi, tênis, golfe e se dedicou à natação.

Em 1946, a família voltou para Buenos Aires. Embora pretendesse estudar Engenharia, formou-se em Medicina na Universidade de Buenos Aires, em 1953, depois de assistir à morte da avó, a quem era muito ligado. Após concluir o curso de Medicina, com 25 anos, viajou por países latino-americanos.

Era admirador da União Soviética e estabelecia contatos com os partidos comunistas dos países que visitava. Na Guatemala, conheceu Hilda Gadea, militante política peruana que mais tarde se tornaria sua mulher. Convencido pelos ideais comunistas de que a revolução era a única forma de acabar com as desigualdades sociais existentes na América Latina, foi para o México em 1954.

No México, conheceu um grupo de exilados cubanos liderado por Fidel Castro, com quem se aliou e formou um grupo de guerrilheiros para a derrubada do governo de Fulgêncio Batista, em Cuba. Fidel Castro assumiu o poder em 1959 e Guevara exerceu diversas funções, incluindo a de ministro da Indústria (1961-1965).

No entanto, seu objetivo principal era estender a revolução cubana para outros países latino-americanos. Deixou suas funções em Havana e juntou-se a guerrilheiros na Bolívia, onde havia um regime ditatorial que pretendia derrubar. Porém, em 9 de outubro de 1967, o líder comunista foi capturado pelo exército boliviano e morto a tiros em La Higuera.

Fontes:
Deutsche Welle - 1967: Che Guevara assassinado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

13 Opiniões

  1. Lucinda Telles disse:

    Um médico que gostava de matar pessoas, …um psicopata.

  2. antonio mattos disse:

    Quando uma pessoa não se dá bem em um regime socioeconômico – qualquer regime – geralmente culpa esse regime pelo seu próprio fracasso, buscando – e lutando – por um outro regime disponível. Quando aparece algum político que defende esse outro regime, os fracassados endeusam-no, transformando-o em herói, na esperança de que ele mude o mundo.
    .
    Assim aconteceu com a revolução francesa (1789), liderada por Danton, Robespierre e Marat, quando o capitalismo substituiu o feudalismo e a monarquia. Também ocorreu com a revolução russa (1917) liderada por Lênin. Idem com a revolução islâmica (~600 AD), liderada por Maomé, substituindo os caóticos sistemas da antiguidade pela Sharia e pelo Alcorão. Ibidem com o Cristianismo, liderado por Cristo, que trocou a moral vigente (base de todos os sistemas) por outra mais avançada (Cristo foi um revolucionário: “Não penseis que vim trazer a paz à Terra. Não vim trazer a paz mas sim a espada” Mt 10:34). Muitos outros exemplos existiram e continuam surgindo (Catalunha na Espanha, primavera árabe etc.), como tentativas de melhorar o status quo.
    O caso de Che Guevara é um exemplo de político que se propôs a trocar o capitalismo pelo socialismo, vitorioso em Cuba. Tentou a mesma façanha na África e na Bolívia.
    .
    Ate ai, nada de novo – assim funciona a Humanidade: os descontentes procurando outra alternativa socioeconômica. O único problema é que, após tantas tentativas nestes 7.000 anos de civilização, o sistema que acabou persistindo foi o Capitalismo. Não é o sistema perfeito, claro, porque é projetado por humanos, também imperfeitos. Mas é o único que sobreviveu até hoje, o único que conseguiu fazer com que os países avançassem economicamente. Nos demais sistemas, os resultados são conhecidos: as experiências resultaram em países atrasados e pobres: a experiência não foi sustentável.
    .
    Hoje os inconformados continuam procurando outras alternativas, como já ocorreu com Che. Na época, até que seus ideais tinham aceitação, donde seu endeusamento. Mas desde 1989, acabou-se a ilusão, e hoje os descontentes procuram outras alternativas. Vários optaram pelo Islamismo, com milhares de europeus se alistando no Estado Islâmico. Outros voltaram ao fracassado socialismo. Há até os que defendem a volta da monarquia (como ocorreu na Espanha de Franco).
    .
    O fato é que, enquanto os fracassados continuarem culpando apenas o sistema, essa procura caótica por alternativas vai prosseguir. Até o dia em que descobrirem que o problema também está neles, e não somente nos outros.
    .
    Por fim, um dia o capitalismo também será substituído por outro melhor, como tem ocorrido ao longo da História. Entretanto, até hoje, ninguém ainda vislumbrou uma alternativa melhor e (sobretudo) mais viável. Será que neste século surgirá algo melhor ? Just God knows.

  3. Laércio disse:

    O fato é que as teses marxistas não alcançam os tópicos de crescimento da quarta revolução industrial a qual estamos entrando.
    As políticas atuais entram de cabeça na automação e muita qualificação.
    Não haverá tempo tampouco recursos para qualificar os brasileiros, entretanto devemos pensar uma forma de ocupar e semi qualificar as grandes massas, do contrário seremos engolidos pelo crime organizado.
    Para fazer algo que atenda o crescimento e ocupe os desocupados devemos implantar um sistema exemplar de punição aos crimes, que vá de pena de morte até o regime de trabalhos forçados, só assim conteremos a marginalidade. Feito isto devemos trabalhar bairros semi urbanos dotados de alto sustentabilidade máxima, transferindo os atuais favelados para uma nova perspectiva compulsória de vida social…
    Se isto não for feito não alcançaremos o mínimo de controle social para originar superávit no Brasil, estaremos fadados ao fracasso

  4. Jr Cutrim disse:

    O que falar desse pseudo revolucionário, que na verdade gostava era de matar, praticava golpes por onde passava, odiado por grande parte de seu próprio povo, os Argentinos, aí vem uns brasileiros que ultilizam de muleta da desigualdade, falta de oportunidade, quando na verdade são ociosos, preguiçosos e acomodados! Falar que esse cara era um grande homem? Santa ignorância, são as marionetes perfeitas!

  5. paulo augusto disse:

    O comunismo não deu certo em lugar nenhum do planeta. Basta somente ver os fatos atuais. Pode-se considerar o comunismo ruído para as pretenções futuras da humanidade.
    Felicidade a todos.

  6. Forças Especiais disse:

    este safado era tão bom que deixou seu legado em cuba que até hoje é uma maravilha, acha ele um super homem? pois vá morar em cuba, e deixa de falar m..!!!

  7. Luiz disse:

    Ô CELIA BARROSO, VC DEVE SER UMA COMUNISTAZINHA DE ME… COM ESTE SEU PENSAMENTO, FALAR QUE O CHE ERA UM GRANDE HOMEM, FOI SIM UM CRÁPULA ASSASSINO E TINHA UM APELIDO DE PORCO POR NÃO GOSTAR DE BANHO. AMADO POR UM BANDO DE ALOPRADOS QUE NÃO SABEM O QUE É O COMUNISTA E O DITO SOCIALISMO, NÃO VALEM O AR QUE RESPIRA, ME DIGA NA SUA SABEDORIA QUAL O PAÍS COMUNISTA OU SOCIALISTA QUE DEU CERTO, SE GOSTA TANTO VAI MORAR EM UM DESTES PAÍSES. NA GRANDE CUBA DOS FAMIGERADOS IRMÃOS CASTROS, VC NÃO ENCONTRA PASTA DE DENTE, SABONETE, PAPEL HIGIÊNICO, NADA. O CENTRO DE CUBA PARECE A PIOR FAVELA QUE EXISTE. OS SEUS FAMIGERADOS HERÓIS DESDE A REVOLUÇÃO BOCHEVIQUE DE 1937, ATÉ OS DIA DE HOJE JÁ EXTERMINARAM 150 MILHÕES DE PESSOAS. O STALIN FOI UM ANIMAL DA PIOR ESPÉCIE. OLHE A CORÉIA DO NORTE COM AQUELE DOIDO. NÃO PRECISA DE IR LONGE, OLHE OS GOVERNANTES DO BRASIL, SÓ BANDIDO, A CORRUPÇÃO GRAÇA E TODOS OS LUGARES. E VC AMA AINDA ESTE PESSOAL QUE ESTÁ ACABANDO COM O PAÍS. ELES ROUBÃO E VC PAGA? PODE ME CHAMAR DE GENTINHA, O CAPITALISMO MESMO COM SUAS MAZELAS É O MELHOR QUE EXISTE PARA UM PAÍS, VC QUER CRESCER? ENTÃO TRABALHE, E NÃO VIVA A CUSTA DOS OUTROS. VC QUE O BRASIL SAIA DESTE CAOS? ACABE COM O PT E SEU BANDO, ASSIM O BRASIL VOLTARÁ A SER COMO ANTES.

  8. Pedro disse:

    Ainda me doi a barriga de tanto rir, os comentários aos artigos são uma pedra.looooooooooooooooooooool

  9. DRAGAOFORTE disse:

    Na minha opinião um vagabundo….maconheiro, drogado, aproveitador…nunca trabalhou…nunca soube como produzir nada…..

  10. Almanakut Brasil disse:

    Falta o resto das pragas!

  11. Roberto Henry Ebelt disse:

    A marte de Guevara é motivo de comemorações para todos que não compartilhavam dos ideais sanguinários deste bastardo. Lamento pelos pais dele que o educaram para ser médico e obtiveram um bolchevique de quinta categoria.

  12. Célia Barroso disse:

    Crápula sanguinário?
    Grande Homem isso sim!
    Amado ainda por milhões de pessoas em todo o mundo e odiado por crápulas capitalistas.
    Mas só o comentário do senhor já diz tudo, haviam de existir mais homens assim que gentinha com este raciocínio já eram 😛

  13. Francisco Guilherme disse:

    Bem feito! Ele não passou de um crápula sanguinário! Quem quiser conhecê- lo melhor, ver aqui: http ://www.m ises.org.br/Article.aspx?id=260

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *