Início » Nesta Data » Doris Lessing
NESTA DATA

Doris Lessing

No dia 17 de novembro de 2013, morreu a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, em sua casa

Doris Lessing
Doris Lessing nasceu em 22 de outubro de 1919 em Kermanshah, na Pérsia (Fonte: Reprodução/The New York Times)

Doris Lessing foi uma escritora, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2007. Ela escreveu dezenas de romances, contos, ensaios e poemas, e é considerada uma das escritoras mais influentes do século XX.

A escritora ficou conhecida principalmente por “O carnê dourado” (“The Golden Notebook”), uma ousada experiência onde faz uma análise da personalidade e da criatividade feminina. O livro, escrito em 1962, é vagamente autobiográfico e foi considerado ousado em sua época. A obra incluiu, por exemplo, temas como menstruação e orgasmo.

Em suas obras, Doris Lessing também abordou os relacionamentos entre homens e mulheres, as desigualdades e as divisões raciais.

A Academia Sueca, que lhe concedeu o Prêmio Nobel da Literatura, a classificou como “uma épica da experiência feminina que, com ceticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização ao escrutínio”.

“O carnê dourado”, que os críticos geralmente consideram o seu melhor romance, foi publicado em vários idiomas, e 50 anos após sua primeira aparição, o livro ainda está sendo impresso.

Classificada muitas vezes como escritora feminista, Doris Lessing, que militou em grupos de esquerda, rejeitava esse rótulo, ressaltando que sua obra era mais um exame psicológico do ser humano.

Doris morreu em 17 de novembro de 2013, em sua casa em Londres. Ela tinha 94 anos de idade.

Fontes:
The New York Times - Doris Lessing, Author Who Swept Aside Convention, Is Dead at 94

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *