Início » Nesta Data » EUA anunciam boicote às Olimpíadas de Moscou
NESTA DATA

EUA anunciam boicote às Olimpíadas de Moscou

Em 21 de março de 1980, os EUA anunciaram o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscou como represália à intervenção da URSS no Afeganistão

EUA anunciam boicote às Olimpíadas de Moscou
Falta competição de peso foi compensada pela organização espetacular do evento (Foto: Wikipedia)

Os Jogos Olímpicos de Moscou ocorreram entre julho e agosto de 1980, quando o mundo ainda vivia dividido pela polarização entre EUA e URSS. Porém, o evento acabou contando com menos comissões que o normal.

Isso porque em 21 de março de 1980, o então presidente americano Jimmy Carter anunciou o boicote dos Estados Unidos aos Jogos Olímpicos de Moscou, sendo seguido por outros 62 países.

Carter justificou a medida como sendo uma retaliação à intervenção da URSS no Afeganistão, iniciada no ano anterior. No entanto, críticos do presidente afirmavam tratar-se de uma manobra para ganhar prestígio, já que ele pretendia disputar a reeleição, mas estava com pouco apoio popular.

Com menos comissões de atletas, a URSS foi obrigada a convidar países que não tinham tradição em alguns esportes e acabaram perdendo de forma esmagadora. Por conta da falta de competição, as equipes soviéticas alcançaram um desempenho impressionante, levando 80 medalhas de ouro, 69 de prata e 46 de bronze.

A falta competição de peso foi compensada pela organização espetacular do evento, que teve festas de abertura e fechamento memoráveis. No encerramento do evento, o urso Misha, mascote dos jogos, causou comoção ao derramar uma lágrima na despedida.

A extravagância das festas ocorreu graças aos patrocinadores americanos, que ignoraram o boicote e investiram muito dinheiro no evento.

Fontes:
O Globo-Charme do mascote Misha ofusca o boicote dos EUA aos Jogos de Moscou

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *