Após os ataques de 11 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, o então presidente americano, George W. Bush, declarou que os Estados Unidos estavam em guerra contra o terrorismo no dia 20 de setembro de 2001.
Em um discurso no Congresso americano, ele insistiu que o Talibã entregasse os terroristas que viviam no país. “O Talibã tem que agir imediatamente, tem que entregar os terroristas ou terá o mesmo destino que eles”, disse Bush se referindo ao grupo Al Qaeda, do dissidente saudita Osama bin Laden.
Bush disse então que a guerra contra o terrorismo começaria com as ações contra Bin Laden, mas só terminariam com a eliminação de outras organizações. Os Estados Unidos e seus aliados invadiram e ocuparam países como o Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003. O objetivo oficial era encontra Bin Laden e outros líderes da Al Qaeda, além de destruir toda a organização e tirar o talibã do poder.
No entanto, houve muita controvérsia em relação à classificação de quem era ou não inimigo, já que, na prática, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN é que definiram quem eram os terroristas e quem eram os governos que apoiavam o terrorismo.
Fontes:
History-George Bush anuncia que EUA estão em guerra contra o terrorismo
BBC Brasil-Em discurso no Congresso, Bush condena Talebã e promete justiça
369 visualizações
246 visualizações
3 comentários
3 comentários