Início » Nesta Data » Família Bush se torna a segunda a levar pai e filho à presidência dos EUA
Nesta Data

Família Bush se torna a segunda a levar pai e filho à presidência dos EUA

Em 20 de janeiro de 1989 e 2000, respectivamente, pai e filho, George Herbert Bush e George William Bush, assumiam a presidência dos EUA

Em 1988, o republicano George Herbert Walker Bush derrotou seu rival democrata Michael Dukakis para se tornar o 41º presidente dos Estados Unidos. Bush foi alçado à presidência em uma cerimônia de posse realizada em 20 de janeiro de 1989. Neste mesmo dia, 11 anos mais tarde, seu filho e homônimo seguiria o legado do pai, tornando-se o 43º presidente do país, também pelo partido republicano. Era apenas a segunda vez na história daquele país que pai e filho assumiriam, em anos diferentes, o mais alto cargo do país. Seus mandatos foram separados pelos dois governos do democrata Bill Clinton.

O primeiro caso semelhante foi John Adams, o segundo presidente dos EUA, que foi seguido por seu filho, John Quincy Adams, o sexto presidente. Há especulações sobre a possibilidade de o filho mais novo de Bush, Jeb, que foi governador da Flórida, se candidatar nas próximas eleições presidenciais, o que tornaria a família Bush recordista em fazer presidentes.

Antes de chegar à Casa Branca, Bush, o pai, havia ocupado a vice-presidência no governo de Ronald Reagan por dois mandatos, de 1981 a 1989. Aviador da Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial e executivo da indústria do petróleo no Texas, ele começou sua carreira política na Câmara dos Representantes dos EUA em 1967. Durante a década de 1970, ocupou diversos cargo no governo, incluindo o de diretor da CIA.

O mandato de Bush foi marcado por operações militares bem-sucedidas no Panamá e no Iraque, no entanto, sua popularidade em casa foi prejudicada por uma recessão econômica, e em 1992, ele perdeu a reeleição para Clinton.

 

Fontes:
History.com - George Bush

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Bobi-pai e Bibo, o filho. O Brasil tem casos parecidos: o presidente Hermes da Fonseca era sobrinho do presidente Deodoro da Fonseca. É próprio dos países com executivo forte transformar a administração pública em negócio de família.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *