Início » Nesta Data » Filme ‘O cantor de Jazz’ inaugura a era do cinema falado
NESTA DATA

Filme ‘O cantor de Jazz’ inaugura a era do cinema falado

No dia 6 de de outubro de 1927, o primeiro filme falado estreou nos cinemas americanos

Filme ‘O cantor de Jazz’ inaugura a era do cinema falado
Al Jolson, caracterizado como Jakie Rabinowitz (Foto: Wikipedia)
“O Cantor de Jazz” (“The Jazz Singer”) foi o primeiro filme falado da história mundial do cinema. Realizado por Alan Crosland, estreou nas telas de cinema no dia 5 de outubro de 1927.

Trata-e da história de um rapaz de família judia, cujo pai (Warner Oland) deseja que seu filho Jakie (Al Jolson) cante na sinagoga. O rapaz, no entanto, é apaixonado pelo jazz, considerado impuro e profano. Sob o pseudônimo de Jack Robin, ele dedica-se à música e passa a trabalhar em um cabaré.

O filme foi um enorme sucesso, validando a aposta da Warner Bothers.

A primeira frase do filme foi proferida por uma vedete da Broadway, desencadeando o cinema falado: “You ain’t seen nothing yet, folks…”

O filme dura cerca de 90 minutos, mas apenas 20 são sequências faladas. O resto é composto de cenas mudas com orquestras gravadas.

Nas décadas de 1910 e 1920, Al Jolson era, sem dúvida, o cantor mais popular dos Estados Unidos. Seus shows na Broadway e ao redor do país lotavam todas as noites. Seu estilo era revolucionário para seu tempo: cheio de energia e extrovertido, ele podia transformar um concerto de música comum em algo espetacular. A Enciclopédia de Cultura Popular de St. James observa que “Al Jolson era para o jazz o que Elvis Presley era para o rock’n’roll”.

Canções como “My Mammy”, “Blue Skies” e “Toot toot tootsie goodye” fizeram do filme algo, na época, sem precedentes. Foram feitos dois remakes do filme, mas sem a qualidade do original: o primeiro foi em 1953, por Michael Curtiz, estrelando Peggy Lee e Danny Thomas. O segundo foi em1980. Dirigido por Richard Fleischer, estrelava Neil Diamond e Laurence Olivier nos papéis principais e foi adaptado ao tempo do rock.

O filme foi homenageado na primeira cerimônia do Oscar, sendo citado como “o extraordinário pioneiro do cinema falado que revolucionou a indústria”. Concorreu também ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e melhores efeitos especiais.

Fontes:
Film.com - What’s the Big Deal?: The Jazz Singer (1927)
Site de curiosidades - O Cantor de Jazz - O Primeiro Filme Falado da História - 1927

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *