Início » Nesta Data » Começa a Guerra dos Sete Anos
NESTA DATA

Começa a Guerra dos Sete Anos

Em 15 de maio de 1756, a Inglaterra declarou guerra contra a França, dando início ao confronto que ficou conhecido como Guerra dos Sete Anos

Começa a Guerra dos Sete Anos
Batalha de Kolin na Guerra dos Sete Anos (Foto: Wikimedia)

No dia 15 de maio de 1756, a Inglaterra declarou gerra contra a França, dando início ao confronto que ficaria conhecido como “Guerra dos Sete Anos”. O combate durou de 1756 a 1763.

Do lado da França, estavam a Áustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha), já do lado da Inglaterra estavam Portugal, Prússia e Hannover. Muitos consideram esta a primeira guerra em âmbito mundial e o gatilho para a independência americana.

A guerra não teve um motivo, mas vários. Entre eles, estavam: a preocupação das potências europeias com o crescente prestígio e poderio de Frederico II, o Grande, Rei da Prússia; as disputas entre a Áustria e a Prússia pela posse da Silésia, província oriental alemã, que passara ao domínio prussiano em 1742 durante a guerra de sucessão austríaca; e a disputa entre a Inglaterra e a França pelo controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte.

No final das contas, o lado francês perdeu a guerra, mas ninguém lucrou com o conflito, já que todos sofream enormes perdas humanas e financeiras. O Grande Rei da Prússia consolidou sua importância histórica. A Prússia tornou-se a segunda grande potência germânica, ao lado da Áustria.

Apesar de vitoriosa, a Inglaterra teve prejuízos financeiros e, por isso, resolveu aumentar os tributos dos colonos americanos. Isto acabou gerando uma tensão no relacionamento entre a metrópole a sua colônia. Pouco tempo depois iria começar a independência dos Estados Unidos.

 

 

Fontes:
DW-1763: Tratado de Hubertusburg marca o fim da Guerra dos Sete Anos
Portogente-Guerra dos Sete Anos tinha início há 255 anos
Research History-The Seven Years War begins May 15, 1756
Brasil Escola-GUERRA DOS SETE ANOS

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *