Início » Internacional » Holanda se torna o primeiro país a legalizar casamento homossexual
NESTA DATA

Holanda se torna o primeiro país a legalizar casamento homossexual

Em 1º de abril de 2001, a Holanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Holanda se torna o primeiro país a legalizar casamento homossexual
A partir daquele ano, casais homossexuais também puderam adotar crianças (Foto: Wikimedia)

Após aprovação na Câmara e no Senado, a Holanda legalizou a o casamento entre pessoas do mesmo sexo no dia 1º de abril de 2001. Com a decisão, o país se tornou o primeiro do mundo a reconhecer como matrimônio a união civil entre homossexuais.

Os primeiros casamentos foram realizados pelo então prefeito de Amsterdã, Job Cohen, às 0h do dia 1º de abril. Os primeiros a se casarem foram três casais de homens e um de mulheres. Além de permitir a união entre homossexuais, a nova legislação da Holanda também permitiu que os casais adotassem crianças.

O clima foi de festa nos primeiros casamentos. Aproximadamente 150 pessoas, incluindo parlamentares e membros do governo, acompanhavam e festejavam a união. Bolo e champanhe rosas foram oferecidos para a celebração.

Antes da legalização, de fato, do casamento homossexual, a Holanda já reconhecia a coabitação e a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, assim como outros países, como Noruega e Dinamarca. Desde os anos 1990, homossexuais já contavam com direito a pensões, heranças e outros direitos legais apropriados.

Na década de 1980, organizações de direitos homossexuais atuavam no país para garantir os direitos dos cidadãos. Em 1995, o Parlamento criou uma comissão para discutir a questão da união homossexual. Dois anos depois, a comissão determinou que o casamento civil fosse alterado para garantir o direito dos homossexuais.

O exemplo da Holanda foi seguido, com o passar dos anos, por diferentes países do mundo. Em 2003, a Bélgica autorizou o casamento homossexual. Em 2005 foi a vez de Canadá e Espanha darem mais um passo.  Em 2006 a África do Sul se tornou o primeiro país africano a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já na América do Sul, o pioneiro foi a Argentina, em 2010. O Brasil só foi autorizar a união em 2013.

Fontes:
CBS-Gay Marriage Goes Dutch
World Atlas-The First Countries To Legalize Gay Marriage
DW-Países do mundo que legalizaram o casamento gay

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Nelson Franco Jobim disse:

    Creio que na Noruega foi antes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *