Início » Nesta Data » Israel e Palestina selam acordo de paz na Casa Branca
NESTA DATA

Israel e Palestina selam acordo de paz na Casa Branca

Em 13 de setembro de 1993, o então primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, apertou a mão de Yasser Arafat após selar acordo de paz em Washington

Israel e Palestina selam acordo de paz na Casa Branca
Apesar do acordo, muitas questões continuaram em aberto (Foto: Wikipedia)

O dia 13 de setembro de 1993 foi uma data marcante para palestinos e israelenses. Naquele dia, o então primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e o então líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, rivais de longa data, apertaram as mãos em um encontro nos jardins da Casa Branca, em Washington.

O encontro foi mediado pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton, e tinha como objetivo selar um importante acordo de paz entre os países. No acordo, Israel concordava em conceder aos palestinos a autonomia sobre a Faixa de Gaza. Além disso, a OLP retirou de sua carta o parágrafo que pregava a destruição de Israel, que, por sua, vez passou a reconhecer a OLP.

Apesar do acordo, muitas questões continuaram em aberto. A principal delas diz respeito a Jerusalém, considerada por Israel sua capital ancestral, indivisível. Além disso, ambos os líderes enfrentaram pressões domésticas de radicais contrários ao acordo. Tais pressões resultaram na morte de Rabin, que em 1995 foi assassinado a tiros por um jovem judeu contrário ao acordo de paz.

Fontes:
O Globo-Em 1993, Rabin e Arafat selaram acordo de paz nos jardins da Casa Branca

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *