Início » Nesta Data » Libertação de Auschwitz
Nesta Data

Libertação de Auschwitz

Libertação de Auschwitz
No dia 27 de janeiro de 1945, aconteceu a libertação de Auschwitz

O campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, ou campo de Auschwitz, situado a cerca de 60 km a oeste da Cracróvia, Polônia, foi um complexo de diversos centros para o extermínio em massa de prisioneiros, construído pelo regime da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram mortas seis mil pessoas por dia. Auschwitz tornou-se sinônimo do genocídio de judeus, ciganos e tantos outros grupos perseguidos pelos nazistas.

No dia 27 de janeiro de 1945, o exército soviético abriu as portas de Auschwitz II-Birkenau. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram.

Fontes:
History Channel

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    Não esquecer jamais para que nunca mais se repita, os nazistas foram longe demais nesta barbárie devido o mundo não se indignar com a matança dos armênios, a matança dos ucranianos por stalin etc.
    Temos que lembrar sempre.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *