Início » Brasil » Lula é libertado pelo DOPS
NESTA DATA

Lula é libertado pelo DOPS

Em 20 de maio de 1980, 31 dias após ser preso, o então líder sindical Luiz Inácio da Silva é libertado pelo DOPS

Lula é libertado pelo DOPS
A foto de Lula fichado no DOPS (Foto: Instituto Lula)

No dia 19 de abril de 1980, o então líder sindical do ABC Paulista Luiz Inácio Lula da Silva foi preso pelo DOPS, a polícia política do regime militar, sob a acusação de “ferir a Lei de Segurança Nacional”. À época, Lula era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema e seu envolvimento na chamada “Greve dos 41 Dias”, maior paralisação de trabalhadores brasileiros até então, chamou a atenção das autoridades.

Os trabalhadores do ABC Paulista pediam salários mais altos e mais direitos trabalhistas. Foi durante o movimento grevista que surgiu a ideia de fundar um partido que representasse os trabalhadores. Naquele mesmo ano, Lula, junto a outros sindicalistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais e católicos militantes formaram o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Lula foi o primeiro presidente.

No dia 5 de maio, Lula e outros líderes sindicais presos no Dops paulista fizeram uma greve de fome para pressionar pela retomada das negociações trabalhistas. A greve durou somente seis dias e não teve êxito, resultando apenas em demissões sumárias e forte repressão policial.

Em 12 de maio, a mãe de Lula, D. Lindu, morreu de câncer. No dia seguinte, Lula foi escoltado por policiais ao enterro da mãe, onde foi recepcionado por 2 mil trabalhadores solidários.

Lula foi libertado em 20 de maio de 1980, 31 dias após ser preso. No ano seguinte, foi condenado a 3 anos e 6 meses de prisão por incitação à desordem coletiva, mas recorreu da sentença e foi absolvido pelo Superior Tribunal Militar.

Fontes:
Wikipédia - Luiz Inácio Lula da Silva

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Lulla ficou 31 dias presos no auge da repressão. Foi condenado e absolvido pelo mesmo regime e reclama, claro. Na Venezuela e Cuba, regimes que elle admira, as pessoas mofam na cadeia por muito menos.

  2. Roberto1776 disse:

    Os militares não eram perfeitos e deu no que deu.

  3. Beraldo disse:

    Os militares fizeram e aconteceram, prenderam, torturaram e mataram, mas não tiveram peito de manter preso o Torneiro Mecânico Lula, sob pena de convulsão social irreversível, que já se esboçava. Um trator social que não poderia ser reprimido nem na bala. Foi só isto!

  4. Vasco Antonio Duval disse:

    Os responsáveis por sua soltura deveriam ser processados e condenados pelo atual desastre que assola todo o País. Desastre antevisto por todos que sabem como funciona os sistemas políticos pregados por ele e seus “cumpanherus” (é assim que ele, que se orgulha de nunca ter lido um livro, pronuncia).

  5. Marcus Vinicius disse:

    SE TIVESSE MORRIDO COM DILMA E SUA FACÇÃO COMUNISTA O BRASIL NÃO ESTARIA PASSANDO POR TODA ESSA CORRUPÇÃO. NUNCA O BRASIL FOI TÃO ROUBADO, NEM MESMO NO IMPÉRIO PORTUGUÊS DO BRASIL COLÔNIA. #RepúblicaFalida

  6. Fabio AT disse:

    Tentaram matar o Lula como fizeram com o João Goulart, tudo em serviço dos ricos burgueses deste país,e vieram com essa de comunistas, militares traidores lesa pátria .

  7. Lucinda Telles disse:

    Se somar os números do crachá do Lula da 13; e para a minha tia Lucila, astróloga de revistinha, treze é um número que atrai inveja. Faz sentido. E acho que o problema do Brasil é olho-gordo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *