Início » Cultura » Livros » Morre Franz Kafka
NESTA DATA

Morre Franz Kafka

Em 3 de junho de 1883, morre um dos maiores escritores de ficção alemã do século passado

Morre Franz Kafka
Franz Kafka é referência na literatura moderna (Fonte: Wikipedia)

No dia 3 de junho de 1924, Fanz Kafka, um dos maiores escritores de ficção alemã do século passado, morria na Áustria. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX e a maioria delas foi publicada depois de sua morte. O escritor cresceu sob a influência das culturas judaica, tcheca e alemã.

Nascido na República Tcheca em 3 de julho de 1883, ele se formou em Direito em 1906,  usando assuntos jurídicos em boa parte de sua escrita. Em 1917 foi obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose.

Trabalhos como “A Metamorfose” (1915), “O Processo” (1925) e “O Castelo” (1926) retratam indivíduos preocupados com a burocracia e a impessoalidade do mundo. Além do realismo, seu estilo é marcado pelo detalhamento com que descreve situações incomuns. O confronto entre os personagens e o poder das instituições também faz parte de alguns trabalhos do escritor.

O talento para a escrita fez com que fosse respeitado pela sociedade literária da época. Apesar do reconhecimento de muitos, Franz Kafka nunca conseguiu obter muito dinheiro com a literatura. A vida particular também foi marcada por desilusões. Entre 1914 e 1924, o artista desistiu de se casar três vezes.

Franz Kafka morreu em 1924, no sanatório Kierling, na Áustria. Apesar de o escritor enfrentar a tuberculose desde 1917, a causa oficial da morte foi insuficiência cardíaca. Além de exercer grande influência na literatura mundial, as obras de Kafka tornaram-se referência na literatura moderna.

Fontes:
Pensador-Franz Kafka
LPM-Franz Kafka
Almanaque-FRANZ KAFKA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    kafka foi um genio,
    aconselho a todos lerem metamorfose e o processo pois são fantasticos.
    quem não gosta de ler vejam o filme feito pela BBC tambem muito bom

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *