Início » Cultura » Morre Jawaharlal Nehru
NESTA DATA

Morre Jawaharlal Nehru

No dia 27 de maio de 1964, morre o primeiro premier da Índia Jawaharlal Nehru, discípulo de Gandhi

Morre Jawaharlal Nehru
Nehru foi considerado um líder carismático, radical e socialista (Foto: Wikimedia)

Jawaharlal Nehru nasceu em Allahabad, cidade-estado da Índia, no dia 14 de novembro de 1889. Filho do advogado e político indiano Motilal Nehru, Jawaharlal começou a estudar Direito na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Quando retornou à Índia, em 1912, tornou-se líder da ala esquerdista do Congresso, apesar de ter apenas 23 anos. Durante a década de 1920 e 1930, Nehru foi diversas vezes preso por desobediência civil. No ano de 1928, com o apoio de Mahatma Gandhi, Jawaharlal se tornou presidente do Congresso.

Na longa luta da Índia para conseguir a independência, Nehru foi considerado um líder carismático, radical e socialista. No fim da Segunda Guerra Mundial, Nehru foi nomeado sucessor político de Gandhi. Em 1947 e após a independência da Índia, torno-se o primeiro premier do país, cargo que ocupou até a sua morte.

Em seu governo, Nehru avançou um socialismo econômico moderado e comprometeu-se em colocar a Índia no rumo da industrialização. Além disso, atuou como ministro das Relações Exteriores do país. Nessa época, ele reivindicou para seu país o estado da Caxemira, o que desencadeou uma guerra com o Paquistão entre 1947 e 1949.

Jawaharlal Nehru morreu após sofrer um ataque cardíaco em 27 de maio de 1964, em Nova Délhi. Porém, seu legado político não parou por aí. Indira Gandhi, sua filha, tornou-se primeira-ministra dois anos depois, ocupando o cargo até o seu assassinato em 1984. Rajiv, filho de Indira, a sucedeu no cargo entre 1984 e 1989. Tal como a mãe, Rajiv também foi assassinado durante a campanha eleitoral de 1991.

Fontes:
Biography-Jawaharlal Nehru

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *