Início » Internacional » Morre Muammar Khadafi
NESTA DATA

Morre Muammar Khadafi

Em 20 de outubro de 2011, o ex-ditador líbio Muammar Khadafi morre durante uma ofensiva de tropas rebeldes

Morre Muammar Khadafi
Khadafi foi considerado o ditador árabe que permaneceu mais tempo no poder, governando a Líbia por 42 anos (Foto: Wikimedia)

Em 20 de outubro de 2011, o ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, foi morto, aos 69 anos, durante uma ofensiva de rebeldes líbios. Foi considerado o ditador árabe que permaneceu mais tempo no poder, governando por 42 anos o país.

Khadafi nasceu em Sirte, em 7 de junho de 1942, de uma família de beduínos. Pouco antes dos 20 anos de idade, ingressou na Universidade de Benghazi para estudar Geografia. No entanto, Khadafi decidiu abandonar os estudos para seguir a carreira militar. Entrou no exército líbio em 1965.

Em 1º de setembro de 1969, liderou um golpe de Estado que depôs o governo do rei Idris. Em 1977, proclamou a “Jamahiriya”, o que definiu como “República das Massas”, onde o país seria governado por meios de diversos comitês populares. Durante seu regime, Khadafi instaurou uma política baseada no anti-imperialismo somados ao islamismo e ao longo dos anos, mostrou sua admiração pelos ideais do pan-arabismo, uma forma de nacionalismo baseado na união dos povos árabes.

Ficou conhecido como um membro de destaque entre os países não-alinhados na Guerra Fria e, segundo ele, tentou moldar um sistema político-econômico que fosse uma alternativa ao capitalismo e ao comunismo.

Em 2011, em meio a protestos que ficaram conhecidos como a “Primavera Árabe”, estoura a guerra civil na Líbia. Com isso, cidades por todo o país foram tomadas pelo conflito entre o governo e tropas rebeldes.

Com o apoio da OTAN, as forças de oposição iniciaram a tomada de Trípoli em agosto de 2011 e colocaram o governo de Khadafi em xeque. Dois meses depois, retomaram o controle de Sirte, cidade natal de Khadafi. Durante o confronto, os rebeldes anunciaram que o governante havia morrido.

Fontes:
G1-Conheça a trajetória de Muammar Kadhafi, ex-ditador da Líbia
G1-Muammar Kadhafi foi morto em ataque, diz novo governo da Líbia
UOL-Morto na Líbia, Kadafi era famoso por tirania e excentricidades

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Sinceramente, eu admirava Khadafi. Não foi mau para o seu povo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *