Início » Nesta Data » Museu do Louvre é aberto ao público
NESTA DATA

Museu do Louvre é aberto ao público

Em 8 de novembro de 1793, o Museu do Louvre, em Paris, foi aberto ao público

Museu do Louvre é aberto ao público
Museu do Louvre é o maior e mais visitado do mundo (Foto: Pixabay)

O museu do Louvre é um dos mais visitados pontos turísticos da França. Ele fica no Palácio do Louvre, em Paris, às margens do Rio Sena.

Segundo o Ministério de Cultura e Comunicação da França, o Louvre tem cerca de 9 milhões de visitantes por ano, o que garante o status de museu mais visitado do mundo.  O Louvre é também o maior museu do mundo, com 60 mil m² e um acervo de quase 460 mil obras.

A história do Louvre remonta à própria história da França. Em 1190, o rei Filipe II fundou o Castelo do Louvre, com a intenção de proteger Paris de uma possível invasão de vikings. Posteriormente, durante o reinado do rei Carlos V, que durou de 1364 a 1380, um novo muro foi construído em volta do castelo, que passou a ser dentro de Paris, perdendo sua função de fortaleza.

Foi no século XVI, durante o reinado de Francisco I (de 1515 a 1547), que o Louvre passou por uma grande reforma, onde foram eliminadas as características de fortaleza. Grande colecionador de arte, o rei fez do Louvre sua residência oficial.

Posteriormente, no reinado da rainha Catarina de Médici, que durou de 1547 a 1559, a residência oficial real foi transferida para o Palácio das Tulherias. O nome do palácio foi dado em referência à antiga fábrica de ladrilhos (tuiles, em francês) que funcionava no local.

O grande projeto que ligaria os dois palácios foi iniciado nos reinados de Luís XIII (de 1610 a 1643), sendo posteriormente abandonado pelo rei sucessor Luís XIV, que reinou de 1643 a 1715. O rei Luís XIV deixou o projeto de lado para se dedicar à construção do Palácio de Versalhes, que mais tarde viria a ser a residência real até a Revolução Francesa.

Nessa época, inspirada pelo ideal iluminista de busca por respostas, a população parisiense começou a exigir que as coleções da família real fossem exibidas ao público. Um dos primeiros a propor a criação de um museu nacional de arte aberto ao público foi o filósofo francês Denis Diderot.

No entanto, essa ideia só começou a ganhar forma com o início a Revolução Francesa (1789–1799), quando a monarquia na França entrou em colapso e foi substituída pelo regime republicano.

Em 23 de julho de 1793, o projeto de transformar o Louvre em um museu aberto ao público foi transformado em lei, com previsão para entrar em vigor em 10 de agosto daquele ano. A inauguração, no entanto, foi adiada, ocorrendo apenas no dia 8 de novembro de 1793.

Fontes:
Ministère de la Culture et de la Communication-Histoire du Louvre
Unicamp-Museu do Louvre

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site