Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Blaise Pascal foi um filósofo e matemático francês. Ele nasceu em Clermont-Ferrand, no dia 19 de junho de 1623. Perdeu a mãe aos três anos de idade e foi educado pelo pai, Etienne Pascal, homem dedicado à cultura e à ciência. Apesar de seu pai achá-lo muito novo para estudar matemática, aos 12 anos Pascal descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo era igual a dois ângulos retos, o que correspondia a 32ª proposição de Euclides.
Com 16 anos, Pascal publicou a obra Essai sur les coniques, formulando um dos teoremas básicos da Geometria Projetiva, conhecido, desde então, como o Teorema de Pascal. Aos 19 anos, inventou a primeira calculadora mecânica, que permitia a qualquer um somar, subtrair, dividir e multiplicar sem saber aritmética. Pascal tinha como objetivo ajudar o pai, que na época trabalhava como coletor de impostos.
Quando completou 23 anos, o matemático se tornou muito religioso. Foi nesta época que Pascal conseguiu provar a existência do vácuo. Outra contribuição importante para a física foi o “Tratado do Equilíbrio dos Líquidos”, no qual explicou a lei da pressão.
No campo da filosofia, Pascal escreveu um trabalho chamado “Pensamentos”, sobre a visão cristã da morte, baseado em uma carta que escreveu a uma de suas irmãs após a morte de seu pai.
Pascal passou os últimos anos de sua vida praticando caridade e dedicando-se à religião. Morreu em Paris no dia 19 de agosto de 1662, aos 39 anos, vítima de um tumor maligno.
Fontes:
Instituto Pascal-Blaise Pascal