Início » Vida » Ciência » Nasce Charles Darwin
NESTA DATA

Nasce Charles Darwin

Em 12 de fevereiro de 1809, nasceu o naturalista britânico Charles Darwin, autor da teoria evolucionista da origem das espécies com base na seleção natural

Nasce Charles Darwin
A teoria de Charles Darwin enfrentou muita resistência de setores religiosos (Foto: Reprodução/Internet)

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que foi responsável por desenvolver a teoria da seleção natural como explicação para a evolução das espécies animais no mundo. Sua teoria é considerada a mais importante para explicar os principais fenômenos da Biologia moderna.

Em 12 de fevereiro de 1809, Charles Darwin nasceu na cidade de Shewsbury, no interior da Inglaterra. Veio de uma família próspera e culta, onde seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô paterno, Erasmus, era poeta, médico e filósofo.

Em 1825, mudou-se para Edimburgo, na Escócia, para estudar medicina, mas nunca exerceu a função e abandonou a carreira, decidindo ir para Cambridge se tornar um sacerdote. Lá, conheceu o botânico John Stevens Henslow, que foi responsável por aprofundar os conhecimentos de Darwin em história natural.

Com a ajuda de Henslow, Darwin iniciou uma expedição para estudar as espécies pelo mundo. A bordo do navio HMS Beagle, saiu de Davenport em 27 de dezembro de 1831, em direção à América do Sul.

Em quatro anos e nove meses de pesquisas, coletou fósseis, amostras geolócias, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos, realizando anotações que o auxiliaram a formular sua teoria. Após perceber que determinadas características faziam com que espécies se adaptem ao ambiente que vivem, garantindo a sobrevivência, Darwin concluiu sua teoria evolucionista e publicou o livro “A Origem das Espécies” em 1859.

No entanto, Darwin sofreu resistência na época por contrariar concepções religiosas e filosóficas sobre a origem da vida. Mesmo após sua teoria ser confirmada por diversos cientistas, ainda há setores que contestam a teoria de Darwin.

Em 19 de abril de 1882, Darwin morreu por um ataque cardíaco fulminante. Por solicitação do Parlamento Britânico, foi enterrado na abadia de Westminster.

Fontes:
UOL Educação-Charles Robert Darwin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *