Início » Nesta Data » Nasce Evandro Chagas
NESTA DATA

Nasce Evandro Chagas

Em 10 de agosto de 1905, nasce o médico e cientista brasileiro Evandro Chagas

Nasce Evandro Chagas
Evandro era filho primogênito de Carlos Chagas (Foto: Fiocruz)

Evandro Serafim Lobo Chagas foi um importante médico e cientista brasileiro. Filho primogênito do médico sanitarista Carlos Chagas ele trabalhou para consolidar o conhecimento sobre os aspectos clínicos da doença descoberta pelo pai, a doença de Chagas.

Evandro Chagas nasceu em 10 de agosto de 1905, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1926, ele diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Posteriormente, ele se especializou em microbiologia no Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos.

Após se formar, ele trabalhou no serviço de Radiologia e Eletrocardiografia do Hospital Oswaldo Cruz. Evandro implantou um método pioneiro de eletrocardiografia que contribuiu bastante para um maior conhecimento do trypanosoma cruzi, o protozoário causador da doença de Chagas.

Em 1936, criou o Instituto de Patologia Experimental do Norte (Ipen), em Belém do Pará. Com o auxílio financeiro do empresário Guilherme Guinle, o Ipen funcionou como uma filial do Instituto Oswaldo Cruz.

A carreira brilhante de Evandro acabou encerrada por sua morte prematura. Em 8 de novembro de 1940, ele morreu em um acidente de avião no Rio de Janeiro, com apenas 35 anos.

Fontes:
Fiocruz-Evandro Chagas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *