Início » Cultura » Nasce Luis Fernando Verissimo
NESTA DATA

Nasce Luis Fernando Verissimo

Em 26 de setembro de 1936, nasce o escritor e jornalista Luis Fernando Veríssimo

Nasce Luis Fernando Verissimo
Famoso por suas crônicas e contos de humor, publicou mais de 60 obras e é um dos autores que mais vende livros no Brasil (Foto: Wikimedia)

Luis Fernando Verissimo é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Famoso por suas crônicas e contos de humor, publicou mais de 60 obras e é um dos autores que mais vende livros no Brasil – ao todo, vendeu mais de 5 milhões de exemplares de livros. Também é jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico.

Filho do escritor Erico Verissimo e de Mafalda Verissimo, Luis Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com cinco anos de idade, mudou-se com sua família para os Estados Unidos, onde estudou até os 20 anos.

Retornou a Porto Alegre em 1956 e começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo. Quatro anos depois, entrou para o grupo musical “Renato e seu Sexteto”, que fazia apresentações em bailes da cidade.

Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a trabalhar como tradutor e redator pulicitário. No ano seguinte casou-se com Lúcia Helena Massa, com quem teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

Viveu no Rio de Janeiro até 1966, quando retornou mais uma vez para sua cidade natal. Em 1967, trabalhou como revisor de textos no jornal Zero Hora. Em 1969, passou a ter a sua própria coluna no jornal e começou a redigir para a agência de publicidade MPM Propaganda.

Entre 1970 e 1975, passou pelos jornais Folha da Manhã e Jornal do Brasil, além de ter publicado seu primeiro livro, “O Popular” (1973), que reuniu textos já publicados nos jornais onde trabalhou.

Verissimo se destacou por suas crônicas, contos e cartuns humorísticos, mas também escreveu relatos de viagens, como “Traçando Nova York” (1991), “Traçando Paris” (1992) e “Traçando Roma” (1993). Alguns de seus contos, como “Comédias da Vida Privada” (1994), foram adaptados para a televisão.

Atualmente, escreve para os jornais O Globo e Estado de S. Paulo.

Fontes:
E-Biografia-Luis Fernando Verissimo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Antes tarde do que nunca. Em 1982 qualquer vivente já sabia que o Partido dos Trabalhadores brasileiros seria um cópia suavizada do Partido dos Trabalhadores Alemães. Parece que finalmente, em 2016, L.F também se deu conta. Parabéns Luis, pelo aniversário e pela compreensão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *