Início » Nesta Data » Nasce Maria Antonieta
NESTA DATA

Nasce Maria Antonieta

Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e mulher de Luís XVI, rei da França, nasceu em 2 de novembro de 1755

Nasce Maria Antonieta
Maria Antonieta morreu na guilhotina aos 38 anos (Foto: Wikimédia)

Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e mulher de Luís XVI, rei da França, nasceu em 2 de novembro de 1755. Seus pais eram o imperador e a imperatriz do Sacro Império Ramano-Germânico. Seu casamento foi arranjado para estreitar os laços entre inimigos históricos: sua família, os Habsburgos, e os Bourbons da França. Ela tinha apenas 14 anos quando se casou.

Luís de Bourbon e Antonieta foram coroados em 1774. Na época a França era uma sociedade feudal, em que as terras pertenciam à aristocracia e os camponeses recebiam o mínimo possível para cultivá-las. Enquanto o povo sofria, o rei e a rainha esbanjavam riquezas para conservar um estilo de vida extravagante.

Maria Antonieta era detestada pela corte francesa, que a chamava de LÁutre-chienne, uma mistura das palavras autrichienne, que significa “mulher austríaca” e autre-chienne, que significa “outra cadela”. O povo também a considerava símbolo da futilidade real.

Uma frase famosa atribuída a ela exemplifica sua altivez. Maria Antonieta teria perguntado durante um passeio com seu cocheiro porque o povo parecia tão desgraçado. “Não há pão para comer”, ele disse, ao que Maria Antonieta teria respondido: “Se não tem pão, que comam brioches”.  O mais provável, no entanto, é que ela nunca tenha dito a frase.

Em 1789, o povo francês se revoltou em protesto contra a monarquia, desencadeando a Revolução Francesa. Em 1793, o rei e Maria Antonieta foram julgados e condenados à morta na guilhotina. Ela tinha 38 anos.

 

Leia também: Mitos sobre a Revolução Francesa

Fontes:
Brittanica - Maria Antonieta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *