Início » Nesta Data » Nasce Salvador Dalí
NESTA DATA

Nasce Salvador Dalí

Em 11 de maio de 1904, nasce Salvador Dalí, pintor espanhol ícone do surrealismo

Nasce Salvador Dalí
Dalí começou a se interessar pela arte muito cedo, aos 13 anos (Foto: Wikipedia)

Salvador Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras, na Espanha, região essa que serviu de grande inspiração para suas pinturas. Vindo de uma família de classe média sólida, seu pai era um conceituado tabelião e sua mãe dona-de-casa.

Dalí começou a se interessar pela arte muito cedo, aos 13 anos ingressou em um curso de desenho, tendo muitos progressos. Mas foi em 1922 que ele começou a se destacar, tendo o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano resolve se matricular na Escola de Belas Artes de Madrid, onde fica até 1926 e acaba conhecendo Frederico Garcia Lorca e Luís Brunuel, grandes nomes da arte. Após alguns anos de estudo, o artista, em 1925 realiza a sua primeira exposição individual, na Galeria Dalmau, em Barcelona.

Para muitos críticos de arte, apesar de se incorporar ao surrealismo quando o movimento já contava com alguns anos de existência, mais precisamente em 1929, Dalí é considerado pela imensa maioria como o paradigma do artista surrealista, adotando o estilo como inspiração para suas obras.

Os últimos anos de Dalí foram de uma intensa preocupação, devido a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas. Afinal, assinou por várias vezes centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita.

Em 1986 sofre graves queimaduras por causa de um incêndio, ocorrido em seu quarto, e a partir de então começou a viver com limitações. Até que morre em 20 de janeiro de 1989, aos 84 anos de idade. Tendo seu corpo embalsamado e enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres, na Espanha.

Fontes:
E-biografia-Salvador Dalí

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *