Início » Cultura » Nasce Thomas Hobbes
NESTA DATA

Nasce Thomas Hobbes

Em 5 de abril de 1588, nasce Thomas Hobbes, um dos fundadores da filosofia política e ciência política modernas

Nasce Thomas Hobbes
Em 1651, publicou sua obra-prima, o 'Leviatã' (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Thomas Hobbes foi um filósofo do século XVII, o primeiro a articular uma teoria detalhada do contrato social, com sua obra “Leviatã”, escrita em 1651. É reconhecido como um dos fundadores da filosofia política e ciência política modernas.

Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588. Ele foi criado, junto com seus dois irmãos, por um tio, depois que seu pai, um vigário anglicano, foi forçado a deixar o condado por causa de uma briga.

Aos 4 anos, começou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Oxford, onde mais tarde frequentou a universidade.

Durante uma viagem à França e à Itália, Hobbes verificou que a filosofia de Aristóteles estava perdendo influência, devido às descobertas de Galileu e Kepler, que formularam as leis do movimento planetário.

Seu primeiro livro, “Uma Curta Abordagem a Respeito dos Primeiros Princípios”, foi escrito sob a ideia de que a causa de tudo está na diversidade do movimento, e começou a planejar sua trilogia, “De Corpore”, demonstrando que os fenômenos físicos são explicáveis em termos de movimento; “De Homine”, tratando especificamente do movimento envolvido no conhecimento e apetite humano e “De Cive”, a respeito da organização social.

Em 1651, publicou sua obra-prima, o “Leviatã”. Carlos I tinha sido executado e Carlos II estava exilado; por isso, no final da obra, tentou definir as situações em que seria possível legitimamente a submissão a um novo soberano. Tal capítulo valeu-lhe o desagrado do rei Carlos II e da corte inglesa.

Morreu no dia 04 de dezembro de 1679, e encontra-se sepultado na Igreja de São João Batista, em Ault Hucknall, em Derbyshire, na Inglaterra.

Fontes:
InfoEscola-Thomas Hobbes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *