Início » Cultura » Morre Nicolau Copérnico
NESTA DATA

Morre Nicolau Copérnico

Autor da teoria heliocêntrica, Nicolau Copernico morreu no dia 24 de maio de 1543

Morre Nicolau Copérnico
Copérnico é considerado o 'pai da astronomia moderna' (Foto: Wikimedia)

Em 24 de maio de 1543, o astrônomo Nicolau Copérnico morreu na atual cidade de Frombork, na Polônia. Considerado o “pai da astronomia moderna”, ele foi o primeiro cientista europeu a sugerir que a Terra e outros planetas giravam em torno do Sol (teoria Heliocêntrica). Os astrônomos e, principalmente, a Igreja acreditavam que a Terra era o centro do universo, e que todo o resto girava em torno dela (teoria Geocêntrica). Copérnico também disse que a Terra dava voltas diárias em torno do seu eixo e que mudanças graduais desse eixo acarretavam nas mudanças de estações.

Ela tinha medo de apresentar sua teoria exatamente por conta da Igreja e demorou a publicar seu trabalho por quase quatro décadas. Seu livro “Os Movimentos dos Corpos Celestes”, no qual Copérnico apresenta a sua teoria só foi publicado em 1543, ano de sua morte. Desta forma, ele se salvou da ira da Igreja, que condenou sua teoria como herege e colocou sua obra na lista de livros proibidos, chamado de Índex. Sua teoria só seria aceita pelo Vaticano em 1835. Apenas depois de quase 300 anos de sua publicação, a obra de Copérnico foi retirada da lista dos livros censurados pela Santa Sé.

Copérnico nasceu em Torun, na Polônia, em 19 de fevereiro de 1473. Além de cursar Medicina, ele também estudou Filosofia, Matemática e Astronomia. Em 1497, foi para a Itália para estudar Direito Canônico em Bolonha. Em 1501, voltou a Polônia e se tonou padre, ocupando por um breve período o cargo de cônego da Catedral de Frombork.

Em 1506, construiu um pequeno observatório em Frombork e começou a estudar o movimento dos corpos celestes. Em 1507, fez o primeiro esboço de seu modelo cosmológico. Grandes pensadores da humanidade, como Galileu, Kepler, Newton e Albert Einstein, se basearam na obra de Copérnico.

 

Fontes:
DW-Nicolau Copérnico, revolucionário da astronomia, morreu há 470 anos
Seu History-Morre Copérnico

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Markut disse:

    Estas são vidas do lado maravilha da natureza humana.
    Infelizmente, temos muito mais abundantes exemplos do outro lado , o do horror.

  2. Amilcar Cabral disse:

    Já naquela época, para qualquer observador atento, era óbvio que a terra era redonda e girava em torno do Sol, o problema era brigar com a igreja católica, que insistia no contrário.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *