Início » Nesta Data » O aborto é legalizado nos EUA
Nesta Data

O aborto é legalizado nos EUA

No dia 21 de janeiro de 1973, o aborto é legalizado nos EUA

O aborto é legalizado nos EUA
A decisão da Suprema Corte em 21 de janeiro de 1973 reconheceu o aborto como um direito das mulheres (Reprodução/Internet)

O aborto foi legalizado nos Estados Unidos, sendo conquistado em um caso conhecido como Roe versus Wade. Uma das maiores batalha jurídicas do século XX, iniciada no Texas e encerrada na Suprema Corte dos EUA.

Jane Roe, nome fictício de Norma McCorvey, era uma mulher solteira e pobre que em 1970, recorreu à justiça pelo direito de interromper a gestação resultado de um estupro. Ela não conseguiu interromper a gestação porque o processo judicial se estendeu por três anos. A criança foi adotada.

Em seu estado, no Texas, a pena para quem praticasse aborto era de cinco anos de prisão.

Henry Menasco Wade, um experiente advogado, conhecido nacionalmente, representou o estado do Texas. Por isso o caso ficou conhecido como Roe vs Wade.

A decisão da Suprema Corte em 21 de janeiro de 1973 reconheceu o aborto como um direito das mulheres. Estabeleceu que as maiorias das leis contrárias nos EUA violavam “o direito constitucional à privacidade”, portanto eram inconstitucionais, resultando na legalização do aborto.

Fontes:
Folha-Aborto foi legalizado nos EUA em 1973

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *