Início » Nesta Data » O euro entra em vigor

O euro entra em vigor

A ideia do euro foi criada em 1992 pelo Tratado de Maastricht da União Europeia

O euro entra em vigor
O euro compreende 8 moedas metálicas e 7 bilhetes de papel de diferentes valores (Reprodução/Internet)

A moeda europeia única adotada por onze dos quinze países membros da União Europeia faz sua entrada oficial nos mercados financeiros em 4 de janeiro de 1999. No dia-a-dia dos europeus a entrada em vigor do euro não criaria problemas aos hábitos de consumo. Surge a dupla etiquetagem de preços e uma coluna em euros em seus demonstrativos bancários e de cartões de crédito.

Somente a partir de 1º de janeiro de 2002 que a moeda europeia surgiria sozinha, deixando as moedas nacionais definitivamente de lado, em todos os demonstrativos financeiros oficiais ou não e nas carteiras de dinheiro de todos os cidadãos europeus. Desde então, o euro foi bem acolhido nas bolsas europeias e asiáticas a tal ponto que os especialistas desandaram a falar de “euroforia”

A ideia do euro foi criada em 1992 pelo Tratado de Maastricht da União Europeia, que detalhou as exigências econômicas específicas, ressaltando a necessidade para a implantação nos respectivos países de um alto grau de estabilidade de preços e baixa inflação.

O euro compreende 8 moedas metálicas e 7 bilhetes de papel de diferentes valores. O Banco Central Europeu com sede em Frankfurt administra o euro e estabelece taxas de juros e outras políticas monetárias. Em 2004, dez países mais se juntaram à União Europeia – Chipre, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia e três anos depois passaram a empregar o euro em seu cotidiano.

Fontes:
Opera Mundi-Euro entra em vigor como moeda oficial

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *