Início » Nesta Data » Pacto de Varsóvia é assinado
NESTA DATA

Pacto de Varsóvia é assinado

Tratado de cooperação militar foi assinado em 14 de maio de 1955 pela União Soviética e sete de seus estados satélites da Europa

Pacto de Varsóvia é assinado
Aliança de países socialistas do Leste Europeu foi a resposta soviética à criação da Otan (Foto: Wikimedia)

O Pacto de Varsóvia (também chamado de Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua) foi um tratado de cooperação militar assinado em 14 de maio de 1955 pela União Soviética e sete de seus estados satélites da Europa Central e Oriental: Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia.

Funcionava como uma espécie de complemento militar ao Conselho de Assistência Econômica Mútua, uma organização econômica regional dos estados comunistas da Europa Central e Oriental. Foi a resposta soviética à entrada da Alemanha Ocidental na Otan em 1955, mas também teve como motivação o desejo soviético de controlar as forças militares da região.

Embora o Pacto de Varsóvia tenha sido criado como uma forma de equilibrar o poder  no tabuleiro geopolítico, fazendo um contrapeso com a Otan, nunca houve um confronto direto entre os países. Em vez disso, o conflito foi travado apenas na esfera ideológica. Tanto o Pacto de Varsóvia como a Otan levaram à expansão de forças militares. A maior mobilização militar envolvendo países membros do Pacto de Varsóvia, exceto Romênia e Albânia, foi a invasão da Tchecoslováquia em agosto de 1968.

O Pacto não funcionou quando as revoluções de 1989 se espalharam por todo o leste europeu, começando na Polônia. Em 25 de fevereiro de 1991, o pacto foi declarado nulo por ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos países signatários reunidos na Hungria. A União Soviética foi dissolvida em dezembro de 1991.

Fontes:
Wikipédia-Warsaw Pact

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *