Início » Internacional » Papa João XXIII publica a encíclica ‘Pacem in Terris’
NESTA DATA

Papa João XXIII publica a encíclica ‘Pacem in Terris’

Em 11 de abril de 1963, o papa João XXIII publica a primeira encíclica destinada a todos, em vez de somente aos católicos

Papa João XXIII publica a encíclica ‘Pacem in Terris’
O papa João XXIII publicou a primeira encíclica destinada a todos os povos (Foto: Wikimedia)

Em 11 de abril de 1963, o papa João XXIII publicou a encíclica Pacem in Terris, a primeira da história a ser destinada a todos, em vez de somente aos católicos. Foi a última encíclica publicada pelo pontífice, que morreu dois meses depois.

A publicação que abordava temas como a paz entre os povos, a caridade e justiça, foi uma das mais famosas encíclicas do século XX, e tinha uma conexão muito forte com as ideias defendidas no Concílio Vaticano II (1962-1965), criado por ele próprio.

O contexto vivido no mundo na época da publicação era o da Guerra Fria, em que o mundo estava dividido entre o capitalismo e o comunismo. O texto de João XXIII visava conter os ânimos que estavam em fervor com o fanatismo pelos ideais defendidos no período. Com isso, a encíclica tentava propagar uma mensagem de conciliação, afirmando que “os conflitos entre as nações devem ser resolvidas com negociações e não com armas, e na confiança mútua”.

O pontífice também abordou temas como a descolonização, que ainda ocorria em algumas nações na África. João XXIII dizia que “povos dominadores e povos dominados” deixariam de existir em um curto espaço de tempo. A ascensão econômico-social das classes trabalhadoras e o ingresso da mulher na vida pública foram outros pontos tratados na publicação.

Angelo Giuseppe Roncalli foi o 261° papa da Igreja Católica. Nascido em 25 de novembro de 1881 na cidade de Sotto il Monte, na Itália, entrou na vida religiosa após ingressar o Seminário de Bérgamo. Se tornou franciscano em 1897 e após anos de estudo se formou em teologia.

Após a morte do papa Pio XII, em 1958, foi realizado um conclave e Roncalli, já com 77 anos de idade, foi escolhido o líder da Igreja Católica, escolhendo o nome de João XXIII. Seu papado durou apenas cinco anos, mas teve grande importância na história da Igreja, que passou por algumas reformulações durante esse período. Ao todo, escreveu oito encíclicas e convocou o Concílio Vaticano II, com a finalidade de reformular a forma de explicar a doutrina católica ao mundo moderno.

João XXIII morreu em 3 de junho de 1963 em decorrência de um câncer no estômago.

Fontes:
Diocese de Taubaté-50 anos da Encíclica PACEM IN TERRIS
InfoEscola-Papa João XXIII

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *