Início » Nesta Data » Nasce Sigmund Freud
Nesta Data

Nasce Sigmund Freud

Em 6 de maio de 1856, nasceu Sigmund Freud, o pai da psicanálise

Nasce Sigmund Freud
Desde criança, Freud mostrava um comportamento diferente (Reprodução/Wikipedia)

Sigmund Freud, médico especializado em doenças mentais e considerado o pai da psicanálise, nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia, no império austro-húngaro (atualmente Pribor, República Tcheca).

Quando tinha quatro anos, sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros, e lá viveram até 1938, quando fugiram para a Inglaterra em função do movimento nazista. Freud morreu aos 83 anos, na Inglaterra, em 23 de setembro de 1939, vítima do câncer de mandíbula que o acompanhou por 16 anos.

Trajetória

Com 17 anos, Freud ingressou na Universidade de Viena, onde iniciou os estudos sobre medicina. Em 1882, se formou médico e começou a trabalhar no Hospital Geral da cidade. Lá, ele conheceu o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe apresentou os métodos da hipnose. Durante o tempo que trabalhou no hospital, Freud observara o tratamento feito por Charcot em pacientes que sofriam de histeria. Nesse momento, despertara nele o interesse pelos distúrbios mentais, tornando-se, mais tarde, especialista em doenças nervosas.

Alguns anos mais tarde, em 1895, ele publicou, em parceria com Josef Breuer, Estudos sobre a Histeria, onde expôs as suas investigações sobre o poder terapêutico da catarse. A descoberta foi o ponto de partida da psicanálise e virou inspiração para grandes obras, como Interpretação dos Sonhos, Três Ensaios Sobre a Sexualidade, Lições de Introdução à Psicanálise e O Ego e o Id.

Já no século XX, Freud publicou mais um livro, denominado A Psicopatologia da Vida Cotidiana. Com o tempo, perdeu contato com os médicos Josef Breuer e Wilhelm Fliess. Todavia, diversos outros profissionais da área, como Eugen Bleuler, Carl Jung, Karl Abrahams, Ernest Jones e Sandor Ferenczi, mostram apoio às ideias de Freud e passaram a participar do Movimento Psicanalítico.

Entre as significativas contribuições da obra freudiana para a psicanálise destacam-se a distinção entre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente, fatores importantes e decisivos para compreender conflitos psíquicos também apresentados por ele como o complexo de Édipo, a ansiedade e os mecanismos de defesa.

Fontes:
Educação-Sigmund Freud

3 Opiniões

  1. olbe disse:

    As descobertas de Freud vigoram até hoje e foram as mais importantes para o conhecimento da mente humana. Mesmo com câncer no paláto, nunca deixou de fumar seu charuto.A pedido do mundo inteiro e de muito dinheiro, os nazistas permitiram que ele saísse para Inglaterra. No momento da saída pediram para ele escreve que não tinha sido molestado. Ele escreveu: “Não fui molestado, recomendo”. O médico de confiança da família que o acompanhou fez o que havia prometido, quando ele não aguentasse mais o sofrimento, finalmente desse fim a sua vida.

  2. Roque disse:

    Há erros nas datas nessa publicação.

  3. ney disse:

    O que Raul Seixas, fala dese sujeito é verdade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *