Início » Nesta Data » Termina a Guerra do Vietnã
Nesta data

Termina a Guerra do Vietnã

Em 30 de abril de 1975, terminou o conflito que deixou milhões de mortos e uma fatídica derrota para os EUA

Termina a Guerra do Vietnã
O poderio bélico dos EUA não foram suficientes para conseguir a vitória na Guerra do Vietnã (Reprodução/Wikipedia)

As divergências que culminaram na Guerra do Vietnã começaram muito antes do conflito em si. O Vietnã, depois de ter vencido a Guerra da Indochina (1946-1954) contra a França, na qual conquistara a independência, teve o território dividido em duas partes: Norte e Sul. O Norte era comunista, liderado pelo estadista Ho Chi Minh, enquanto o Sul era capitalista e aliado dos EUA.

Desavenças políticas e ideológicas levaram guerrilheiros comunistas do Norte, conhecidos como vietcongues, a atacar uma base norte-americana no território Sul, dando início à guerra. A princípio, este conflito, que começou em 1959 e foi até 1964, se restringia aos Vietnãs do Norte e Sul. Os EUA e a União Soviética prestaram apenas apoio indireto ate que, em 1964, após ataques sofridos no Golfo de Tonkin, os americanos entraram na guerra.

A intervenção norte-americana começou com o envio de tropas e armamentos para a zona de conflito. Apesar de seu impressionante poderio bélico (armas modernas, helicópteros etc.), os americanos não estavam acostumados com a região coberta por florestas tropicais fechadas e chuvas constantes, o que dificultava o avanço dos soldados. Além disso, por conhecerem bem a região, os vietcongues utilizavam táticas de guerrilha que funcionaram bem contra o exército americano. Mesmo com número de militares e equipamentos superiores aos dos vietnamitas do Norte, em 1968, os EUA sofreram um duro golpe: a tomada da embaixada americana em Saigon, capital do Vietnã do Sul, pelos vietcongues. A resposta, tanto do exército americano quanto do Vietnã do Sul foi imediata, dando início aos confrontos mais sangrentos desde o início da guerra.

Na década de 1970, o governo norte-americano, que sofria baixas constantes no conflito, começou a encarar diversos protestos da população americana pedindo o retorno dos soldados. Milhares haviam morrido.  Em 1973, sem o apoio popular, os EUA assinaram o acordo de Paris que, além de determinar o cessar-fogo de ambos os lados, reconhecia a derrota dos norte-americanos. Com isso, em 30 de abril de 1975, todos os militares americanos que estavam na zona de guerra foram retirados, consagrando a vitória do Vietnã do Norte.

Devido ao intenso confronto, porém, os campos agrícolas, as moradias e a economia da região estavam destruídos. No ano seguinte, a parte Sul foi unificada ao Norte sob um regime comunista, formando um só país aliado à União Soviética. Devido ao intenso confronto, aproximadamente quatro milhões de vietnamitas, tanto do Norte quanto do Sul, morreram na guerra.

Fontes:
Wikipédia-Guerra do Vietnã
Sua Pesquisa-Guerra do Vietnã

1 Opinião

  1. Natanael Sperotto disse:

    A guerra não foi ganha porque não havia o que ganhar, diziam os generais dos USA, eles olhavam de cima em seus helicópteros e só viam mato e lama.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *