Início » Cultura » Artes Plásticas » Van Gogh corta a própria orelha
NESTA DATA

Van Gogh corta a própria orelha

Em 23 de dezembro de 1888, o pintor holandês Vincent Van Gogh corta um pedaço da própria orelha

Van Gogh corta a própria orelha
Após o episódio, o pintor fez o quadro que ficou conhecido como 'Autorretrato com a Orelha Cortada' (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em 23 de dezembro de 1888, o pintor holandês Vincent Van Gogh cortou parte da sua orelha esquerda, na cidade de Arles, durante uma crise de depressão. Após o episódio, o pintor fez o quadro que ficou conhecido como “Autorretrato com a Orelha Cortada”.

Leia também: O motivo por trás da automutilação de Van Gogh

O motivo que levou um dos principais nomes do pós-impressionismo a se automutilar segue como uma incógnita e há diversas teorias que tentam justificar. A mais aceita é de que ele teria se envolvido em uma discussão com o artista francês Paul Gauguin, com quem morava.

Van Gogh, que vinha sofrendo variações comportamentais, seguiu o amigo francês em uma caminhada e o surpreende com uma navalha aberta. Assustado, Gauguin discutiu com o pintor holandês e decidiu dormir fora de casa.

Transtornado, Van Gogh teria cortado o lóbulo da orelha e dormiu como se nada tivesse acontecido. No dia seguinte foi levado ao hospital, onde permaneceu por 14 dias.

No entanto, uma nova teoria ganhou força recentemente. Um estudo feito pelo pesquisador Martin Bailey indica que o motivo real da automutilação foi a notícia de que seu irmão mais novo, Theo Van Gogh, iria se casar.

O pintor não recebeu bem a notícia, já que Theo era uma das pessoas mais próximas e um grande financiador de sua arte. Vendo que o casamento ameaçaria a ajuda financeira e emocional recebida do irmão, o pintor teria surtado e cortado a própria orelha.

Acreditava-se que a notícia do casamento só havia sido dada quando Van Gogh estava internado. Mas o pesquisador encontrou indícios de que o irmão enviou uma carta ao pintor no dia 23 de dezembro.

Depois do episódio, Van Gogh passou por novas internações, devido ao seu comportamento, e em 27 de julho de 1890, tentou cometer suicídio, atirando contra o próprio peito. Morreu dois dias depois, em Auvers-sur-Oise, aos 37 anos de idade.

Fontes:
History-Depressivo, Vincent Van Gogh corta parte da sua orelha
BBC-Pesquisador sugere 'verdadeira razão' pela qual Van Gogh teria cortado a própria orelha

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *