Início » Nesta Data » ‘A Voz do Brasil’ passa a ter transmissão obrigatória nas rádios
NESTA DATA

‘A Voz do Brasil’ passa a ter transmissão obrigatória nas rádios

Em 3 de janeiro de 1938, a transmissão do programa de rádio que divulga atos e propostas do governo passa a ser obrigatória a todas as emissoras do país

‘A Voz do Brasil’ passa a ter transmissão obrigatória nas rádios
Programa está no ar há mais de 80 anos (Foto: Flickr)

No ar há mais de 80 anos, a “A Voz do Brasil” é o programa de rádio mais antigo do país. Ele foi criado por Getúlio Vargas como meio de propaganda de seu governo.

O programa foi idealizado por Armando Campos, amigo de infância de Vargas, que buscava uma forma de ajudar o amigo divulgando ações e propostas de seu governo para obter o apoio da população.

Em 1935, Campos ajudou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) a criar o “Programa Nacional”, que foi ao ar em 22 de julho daquele ano. Na época, o programa era apresentado pelo radialista Luiz Jatobá e transmitido para apenas oito emissoras: RA-2, PRA-3, PRA-9, PRP-7, PRC-8, PRE-2, PRD-2 e PRF-5.

O programa começava pontualmente às 18h45, ao som da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e tinha uma hora de duração. Em 1937, ele já tinha se transformado em uma das principais armas publicitárias do governo Vargas.

Em 3 de janeiro de 1938, o programa passou a se chamar “A Hora do Brasil” e sua transmissão passou a ser obrigatória a todas as emissoras de rádio do país. O horário de transmissão passou a ser das 19h às 20h, de segunda a sexta-feira. Na época, o programa transmitia apenas notícias do Poder Executivo. A partir de 1962, quando entrou em vigor o Código Brasileiro de Telecomunicações, a segunda meia hora do programa passou a ser ocupada por notícias do Poder Legislativo.

Em 1971, por ordem do então presidente, general Médici, o programa passou a se chamar “A Voz do Brasil” e, nos anos seguintes, passou a incluir notícias do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas da União.

O programa passou por algumas mudanças ao longo das décadas. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. Atualmente, parte do programa é produzida pela EBC, antiga emissora pública alçada à condição de estatal em setembro do ano passado, após o governo extinguir seu conselho curador. A segunda parte é produzida pela TV NBR, emissora do governo dedicada à agenda Executiva.

Fontes:
EBC-A Voz do Brasil estreia hoje em novo formato

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    mais uma das varias porcarias tupiniquim que somente o brasil consegue criar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *