Início » Vida » Comportamento » A banalização de comportamentos tóxicos
AMBIENTE DE TRABALHO

A banalização de comportamentos tóxicos

Fórum online lista os principais comportamentos tóxicos por parte de empresas que se tornaram comuns no ambiente de trabalho

A banalização de comportamentos tóxicos
Os comportamentos expõem problemas na forma que as empresas costumam tratar seus funcionários (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Problemas relacionados à vida profissional são os principais “comportamentos tóxicos” tornados comuns em nossa sociedade. O dado foi obtido através do Reddit, o principal fórum popular mundial, no qual usuários abriram um tópico e falaram sobre diferentes tipos de comportamentos tóxicos.

De acordo com os usuários, os empregadores, que esperam que os trabalhadores estejam disponíveis a todo tempo, mesmo depois do horário de trabalho; e a prática de não acompanhar ou não responder os envios de currículos e formulários de emprego, são os comportamentos tóxicos mais comuns e banalizados pela sociedade.

Esse tipo de comportamento tem efeito negativo direto no bem-estar da pessoa afetada. Ademais, expõe problemas na forma que empresas costumam tratar seus funcionários.

Um usuário escreveu que estava de licença médica, pois se preparava para uma cirurgia. No entanto, um gerente da sua empresa enviou um texto para que ele fizesse uma avaliação de desempenho pelo telefone. Outros internautas revelaram que as empresas querem que o funcionário responda às solicitações a qualquer momento, sem adicional ao salário. Apesar da teórica não-obrigatoriedade, as pessoas admitiram que respondiam por medo de serem vistos como funcionários ruins, o que colocaria o emprego em risco.

Já em relação à falta de resposta das empresas, o chamado “comportamento fantasma”, o maior problema é diretamente ligado à ansiedade dos candidatos às vagas. Muitas empresas não respondem a todos os candidatos que tentaram determinada vaga na companhia. Isso faz com que os candidatos se mantenham atentos a possíveis chamados daquela empresa, deixando, inclusive, de se candidatar para outras vagas por semanas ou meses.

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, já haviam publicado um artigo sobre comportamentos tóxicos em 2017, na revista Cognition. Nele, os estudiosos afirmaram que o que as pessoas consideravam um comportamento normal era, na verdade, uma mistura do comum com o ideal, o que causava consequências.

“As pessoas às vezes podem separar a média do ideal, mas, com mais frequência, fazem uso de um tipo de raciocínio que combina os dois em um único julgamento indiferenciado de normalidade. […] Nosso trabalho, portanto, oferece apoio àqueles que se preocupam com a ‘normalização’: que as coisas, simplesmente tornando-se mais comuns, se tornam mais aceitáveis”, afirmaram os autores do estudo.

O artigo pode ser facilmente conectado com os comportamentos tóxicos ligados à vida profissional. Isso porque as empresas querem que os seus funcionários, idealmente, estejam sempre à disposição, o que não é normal, mas acaba se tornando comum.

Tão banalizado tem sido o comportamento fantasma, que também tem acontecido com os empregadores. Ou seja, os funcionários, ou candidatos às vagas, têm desaparecido, deixando o emprego sem maiores explicações ou não comparecendo mais depois das entrevistas de emprego. O comportamento tem chamado a atenção até mesmo do Federal Reserve (FED, na sigla em inglês), o banco central dos EUA, que monitora as tendências de empregos.

Esse tipo de comportamento, porém, dificilmente vai desaparecer. Ele é considerado normal agora, e a sociedade, como um todo, está se adaptando a ele.

Fontes:
Quartz-“Toxic” behaviors that society has normalized, according to Reddit

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *