Início » Vida » Comportamento » A importância de se exercitar após os 40
SAÚDE

A importância de se exercitar após os 40

Exercício, sobretudo o treinamento de força, assume um papel importante para manter a forma física após essa faixa etária

A importância de se exercitar após os 40
Depois dos 30 anos começamos a perder massa muscular (Foto: Local Fitness)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Fauja Singh começou a fazer jogging aos 84 anos e correu sua primeira maratona aos 89 anos. Ele correu mais sete maratonas, inclusive uma com 100 anos. Pense, então, se existe limite para começar a fazer exercícios.  

Rangan Chatterjee, clínico geral e autor do livro Feel Better in 5, disse que se exercitar aos 40 anos é essencial para a saúde física e mental. “Recomendo exercícios físicos em qualquer idade, mas depois dos 30 anos começamos a perder massa muscular. A perda de massa muscular acelera o processo de envelhecimento e causa dificuldade de locomoção e equilíbrio, em especial em idosos. Portanto, o exercício, sobretudo o treinamento de força, assume um papel ainda mais importante para manter a forma física após essa faixa etária.”

As pessoas que participaram da pesquisa alegaram, como motivo principal para não fazer exercícios após 41 anos, a falta de tempo. Mas um dos entrevistados mostrou que esse argumento não era convincente.

“Tenho 45 anos, um trabalho intenso e três filhos, mas corro regularmente e já participei de dez maratonas nos últimos três anos. A melhor hora para a corrida é de manhã cedo, mesmo quando é difícil acordar às 6 horas em um dia de inverno”, disse.

Porém, as pessoas que se exercitam de manhã cedo são recompensadas com um ótimo café da manhã, bom humor e muita energia para enfrentar mais um dia de trabalho.

Em alguns casos, um companheiro de corrida, um time de futebol, ou um personal trainer na academia de ginástica ajuda pessoas não muito entusiastas por exercícios físicos a manter uma rotina.

Os seres humanos incorporam hábitos com facilidade. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e adapte-a aos seus horários de trabalho e de convívio com a família. Inúmeros estudos provaram que o exercício físico melhora o humor, a atenção, a memória e o bem-estar mental independentemente da idade.

Fontes:
The Guardian-Why do people think 41 is too old to exercise? It’s a perfect time to start

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *