Início » Brasil » Após acidente, projeto planeja reduzir pilares de ponte no Pará
RIO MOJU

Após acidente, projeto planeja reduzir pilares de ponte no Pará

O acidente aconteceu no último sábado, 6, deixando cinco pessoas desaparecidas. Novo projeto foi apresentado pela Secretaria de Transporte para evitar acidentes

Após acidente, projeto planeja reduzir pilares de ponte no Pará
Instituições irão atuar na fiscalização e contratação de serviços (Foto: Twitter/Edmilson Rodrigues)

A Secretaria de Transportes do Pará (Setran) apresentou um projeto para uma nova ponte sobre o Rio Moju. No último sábado, 6, a estrutura desabou após uma balsa colidir com a ponte, deixando, pelo menos, cinco pessoas desaparecidas.

Novo projeto vai utilizar cabos de sustentação para diminuir o número de pilares. Dessa forma, o risco de novos acidentes será minimizado, facilitando o trânsito das embarcações. As obras de recuperação estão estimadas em aproximadamente R$ 100 mil.

A proteção dos pilares e a sustentação da ponte derrubada já havia sido contestada por representantes do Conselho Regional de Engenharia do Pará (Crea-PA) e da Secretaria de Transporte.

Após a obra, dois vãos de 134 metros irão garantir a navegabilidade no rio. O trecho utilizava pilares convencionais de 80 metros, com vãos de 40 metros. Os estais serão construídos apenas no trecho destruído. 

A estrutura usa mastros, tabuleiros, fundação e estais, os quais são interligados com o mastro. Esse sistema já é utilizado na ponte do Rio Guamá, do complexo da Alça Viária. Instituições irão atuar na fiscalização e contratação de serviços para a construção da ponte sob o Rio Moju.

Busca interrompida

As buscas pelas possíveis vítimas da queda da ponte foram interrompidas no início da última segunda-feira, 8, mas devem retornar ao longo desta terça-feira, 9. Pelo menos 30 militares do Corpo de Bombeiros e 60 da Marinha do Brasil, incluindo mergulhadores, participam das buscas. Pelo menos cinco pessoas estão desaparecidas.

Fontes:
G1-Após acidente no Pará, projeto de nova Alça Viária planeja ponte com cabos para reduzir número de pilares

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *