Início » Cultura » Arqueólogos encontram trecho antigo do poema ‘Odisseia’
DESCOBERTA

Arqueólogos encontram trecho antigo do poema ‘Odisseia’

Uma placa de argila com 13 versos do poema 'Odisseia', de Homero, foi encontrada em Olímpia, na Grécia

Arqueólogos encontram trecho antigo do poema ‘Odisseia’
A placa foi descoberta em Olímpia, perto de Peloponeso (Foto: Ministério da Cultura da Grécia/Facebook)

Arqueólogos encontraram, na Grécia, uma placa de argila com 13 versos do poema Odisseia, de Homero. Acredita-se que o artefato data do século III d.C, durante a era Romana. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cultura da Grécia na última terça-feira, 10.

“Se esta datação se confirmar, a placa poderia ser a inscrição mais antiga da obra de Homero já descoberta na Grécia”, apontou um comunicado do ministério. A placa foi descoberta em Olímpia, perto de Peloponeso, próximo ao Templo de Zeus, onde foram criados os Jogos Olímpicos.

O fragmento encontrado é do livro 14, que descreve um diálogo entre o protagonista Ulisses – também conhecido como Odisseu – e seu amigo Eumaeus. O poema Odisseia descreve a volta de Ulisses para casa, a ilha de Ítaca, ao longo de dez anos, depois da guerra de Troia – que é descrita em outro poema de Homero, Ilíada.

A placa foi descoberta pelo Serviço Arqueológico Grego, em uma parceria com o Instituto Alemão de Arqueologia, após três anos de escavações. O poema Odisseia teria sido criado oralmente no século VIII a.C., sendo escrito mais tarde.

Tanto Ilíada, quanto Odisseia são considerados grandes obras da literatura ocidental. É possível ter acesso a ambas as histórias através de livros paradidáticos, com leituras mais simples; de poemas que contam com tradução para o português; e de filmes, como Troia, estrelado por Brad Pitt, e A Odisseia, produzido nos anos 1990 e estrelado por Armand Assante.

 

Leia também: Troia – sim, a lendária cidade existe!

Fontes:
The Guardian-Ancient find may be earliest extract of epic Homer poem Odyssey
BBC-Homer Odyssey: Oldest extract discovered on clay tablet

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *