Início » Economia » Internacional » Atirador de Charleston é condenado à morte
EUA

Atirador de Charleston é condenado à morte

Dylann Storm Roof, de 22 anos, matou nove pessoas negras nos Estados Unidos

Atirador de Charleston é condenado à morte
O atirador confessou o ataque e suas motivações racistas (Foto: Reprodução/AP)

Na última terça-feira, 10, Dylann Storm Roof, de 22 anos, foi condenado à morte pelo ataque à Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel em junho de 2015. Na ocasião, nove pessoas negras foram mortas. Em dezembro, Roof já tinha sido declarado culpado por todas as 33 acusações que enfrentava.

O atirador confessou o ataque e suas motivações racistas. Roof chegou a se sentar com os presentes por cerca de uma hora antes de começar o ataque. Apenas três pessoas sobreviveram ao massacre.  “Ainda acho que tinha que fazer isso”, disse Roof pouco antes do júri se reunir para decidir a pena pelas condenações. Apesar da recomendação de sua defesa e do juiz, o atirador recusou ser representado por advogados na última fase do julgamento.

A pena de morte foi pedida pelo promotor Jay Richardson, pois o atirador não mostrou remorso ou arrependimento por seu ato. A pena de morte é rara no âmbito federal. Desde 1976, autoridades federais executaram apenas três condenados. Roof é o primeiro a enfrentar pena de morte em âmbito federal por crime de ódio.

No perfil de Roof no Facebook, era possível ver fotos dele com a bandeira dos Estados Confederados da América (unidade política formada por estados do sul dos EUA, notoriamente agrários e escravistas, em 1861).

Fontes:
DW-Atirador de Charleston é condenado à morte
The Guardian-Dylann Roof sentenced to death for the murders of nine black church members

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *