Início » Brasil » Brasil sai da lista de melhores países para investir
PELA 1ª VEZ EM 21 ANOS

Brasil sai da lista de melhores países para investir

Essa é a primeira vez que o país fica fora do Índice de Confiança do Investimento Estrangeiro Direto, que lista os 25 principais países para se investir

Brasil sai da lista de melhores países para investir
Posição do Brasil estava em queda na lista desde 2013 (Foto: Alan Santos/PR)

Pela primeira vez em 21 anos, o Brasil ficou fora da lista dos 25 países mais confiáveis para investimento estrangeiro, elaborada pela A.T. Kearney. Desde que começou a ser divulgada, em 1998, a lista sempre contava com a presença brasileira.

No entanto, o Brasil vem despencando no Índice de Confiança do Investimento Estrangeiro Direto (IED) desde 2013, quando ocupava a terceira posição. No ano seguinte, caiu para a quinta posição. Em 2015, passou a ocupar o sexto lugar. Em 2016, o país caiu para 12º. Em 2017, ocupou a 16ª posição. Já em 2018, apareceu em último lugar, na 25ª posição.

O Brasil era um dos poucos países emergentes a figurar na lista do IED. Agora, 22 países desenvolvidos ocupam o ranking, com China (7º), México (25º) e Índia (16º) sendo os únicos representantes emergentes. Nenhum país da América do Sul apareceu na lista.

“A ausência de quaisquer países sul-americanos entre os 25 é notável, entretanto, dado que o Brasil foi incluído em todas as edições anteriores do ranking”, apontou o estudo, segundo noticiou o portal G1.

O IED é elaborado pela A.T. Kearney, com base em entrevistas com 500 executivos seniores das principais corporações do mundo. Basicamente, a ausência do Brasil na lista significa que alguns dos principais empresários do mundo enxergam a atual situação do país com desconfiança.

As primeiras colocações da lista deste ano são ocupadas por países da América do Norte e da Europa. Os Estados Unidos mantiveram a primeira posição pelo sétimo ano consecutivo, enquanto foram seguidos por Alemanha, Canadá, Reino Unido e França, respectivamente.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *