Início » Economia » Internacional » Cat Cabinet: o museu dedicado aos gatos na arte
CURIOSIDADE

Cat Cabinet: o museu dedicado aos gatos na arte

Após a perda de seu companheiro felino, o holandês Bob Meijer criou o museu Cat Cabinet, dedicado a gatos representados em obras de artistas como Picasso e Rembrandt

Cat Cabinet: o museu dedicado aos gatos na arte
John Pierpont Morgan, o gato, foi homenageado com a criação de um museu, após sua morte (Foto: Katten Kabinet Museum)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Tudo começou em Amsterdã, na Holanda, com uma bela amizade entre o gato John e seu dono, Bob Meijer. De cinco em cinco anos, Bob prestava uma grande homenagem para John em seus aniversários, com a criação de uma obra de arte. Porém, quando o gato morreu, aos dezoito anos de idade, Bob sentiu a imensa necessidade de homenagear seu parceiro de tantos anos. Assim surgiu o Cat Cabinet (ou Kattenkabinet, em holandês), um museu dedicado aos gatos representados em obras de arte, como pinturas e esculturas.

Katten Kabinet Museum

Katten Kabinet Museum

“O museu é dedicado para John Pierpont Morgan, meu amado companheiro enquanto eu era um estudante”, afirmou Bob. O museu conta com várias obras de arte, que datam desde o Egito Antigo até peças contemporâneas, incluindo obras de Pablo Picasso, Rembrandt, Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros grandes artistas.

Katten Kabinet Museum

Katten Kabinet Museum

“A personalidade dos artistas e dos gatos são muito parecidas, porque o gato é uma criatura bastante independente, além de não darem ouvidos aos seus donos. O artista também é muito independente, e é por isso que a maioria deles preferem gatos a cachorros”, explica Bob.

Katten Kabinet Museum

Katten Kabinet Museum

Segundo Bob, uma das peças mais antigas é a peça mumificada de um gato, que seria a peça única da coleção de Pierre Loti, o famoso escritor francês. “Temos dois gatos no museu. Os turistas adoram ver as artes, mas o que mais gostam de ver, são os gatos de verdade”, diz Bob.

Katten Kabinet Museum

Katten Kabinet Museum

O prédio do Cat Cabinet foi construído em 1667. Em 1985, foi restaurado, e apenas em 1990 o museu foi inaugurado. Todo ano, centenas de pessoas visitam ao Cat Cabinet. Além disso, elas também deixam no local bilhetes para seus felinos que já se foram.

Fontes:
BBC-Amsterdam’s museum dedicated to cats in art

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *