Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Tudo começou em Amsterdã, na Holanda, com uma bela amizade entre o gato John e seu dono, Bob Meijer. De cinco em cinco anos, Bob prestava uma grande homenagem para John em seus aniversários, com a criação de uma obra de arte. Porém, quando o gato morreu, aos dezoito anos de idade, Bob sentiu a imensa necessidade de homenagear seu parceiro de tantos anos. Assim surgiu o Cat Cabinet (ou Kattenkabinet, em holandês), um museu dedicado aos gatos representados em obras de arte, como pinturas e esculturas.
Katten Kabinet Museum
“O museu é dedicado para John Pierpont Morgan, meu amado companheiro enquanto eu era um estudante”, afirmou Bob. O museu conta com várias obras de arte, que datam desde o Egito Antigo até peças contemporâneas, incluindo obras de Pablo Picasso, Rembrandt, Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros grandes artistas.
Katten Kabinet Museum
“A personalidade dos artistas e dos gatos são muito parecidas, porque o gato é uma criatura bastante independente, além de não darem ouvidos aos seus donos. O artista também é muito independente, e é por isso que a maioria deles preferem gatos a cachorros”, explica Bob.
Katten Kabinet Museum
Segundo Bob, uma das peças mais antigas é a peça mumificada de um gato, que seria a peça única da coleção de Pierre Loti, o famoso escritor francês. “Temos dois gatos no museu. Os turistas adoram ver as artes, mas o que mais gostam de ver, são os gatos de verdade”, diz Bob.
Katten Kabinet Museum
O prédio do Cat Cabinet foi construído em 1667. Em 1985, foi restaurado, e apenas em 1990 o museu foi inaugurado. Todo ano, centenas de pessoas visitam ao Cat Cabinet. Além disso, elas também deixam no local bilhetes para seus felinos que já se foram.
874 visualizações
177 visualizações
154 visualizações
4 comentários
4 comentários
4 comentários