Início » Brasil » Chuva deixa pelo menos dez mortos em São Paulo
CAOS NO ESTADO

Chuva deixa pelo menos dez mortos em São Paulo

Partes do estado continuam alagadas. Rio de Janeiro também está em estágio de atenção devido à quantidade de chuva

Chuva deixa pelo menos dez mortos em São Paulo
Os lugares mais afetados foram os bairros de Vila Prudente e Ipiranga (Foto: Twitter/Arlindo O. Neto)

Pelo menos 11 pessoas morreram devido à forte chuva que atinge o estado de São Paulo desde a noite do último domingo, 10. Dezenas de casa desabaram e carros foram levados pelas fortes correntezas. Diferentes pessoas precisaram ser resgatadas.

A previsão é de que a chuva continue ao longo desta segunda-feira, 11. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que há pontos intransitáveis na cidade. Os lugares mais afetados foram os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, além das cidades do ABC Paulista.

Bombeiros contabilizaram, pelo menos, 34 quedas de árvores, 54 ocorrências de desabamentos e três graves deslizamentos. Até o momento, o rodízio de veículos está suspenso e o rio Tietê, na Marginal Tietê, uma das mais movimentadas da cidade de São Paulo, está com risco de transbordamento.

Dezenas de pessoas estão desabrigadas, mais de seis mil casas ficaram sem água e energia elétrica. Pelo menos cinco escolas tiveram as aulas suspensas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade de Caraguatatuba registrou o maior volume de chuva, totalizando 188 milímetros de água entre domingo e a manhã desta segunda-feira.

O governador de São Paulo, João Dória, usou as redes sociais para lamentar os prejuízos causados pela chuva. “Transmito minha total solidariedade às famílias atingidas pelas fortes chuvas em diversos municípios do Estado. […] Estamos monitorando todas as ocorrências no Centro de Gerenciamento de Emergências”, afirmou.

Rio de Janeiro em atenção

A chuva também deixou o Rio de Janeiro em estado de atenção desde as 5h50 desta segunda-feira, sendo considerado o segundo nível em uma escala de três. O Centro de Operações Rio comunicou que a previsão de chuva se mantém e que a cidade continua em estágio de atenção. Ainda há previsão de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, com chances de alagamentos.

Segundo o Climatempo, as chuvas estão relacionadas ao avanço de uma frente fria do oceano, associado a uma baixa pressão no litoral da Região Sudeste. Alguns pontos da cidade ainda tem bolsões d’água e alagamentos, causando lentidão no trânsito.

Fontes:
G1-Previsão de chuva forte faz Rio entrar em estágio de atenção
G1-Chuva deixa desabrigados, suspende aulas e deixa seis mil casas sem água em Caraguá

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. carlos alberto martins disse:

    como já havia afirmado,a natureza vai retomar seu espaço neste mundo.não é profecia,mais uma verdadeira amostra do que está por vir.a constatação está sendo executada,só não vê quem é cego de inteligencia.quanto mais agredirmos a bélissima obra que DEUS nos deu a própria natureza nos gastigará

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *