Início » Brasil » Chuvas provocam deslizamentos em Angra dos Reis
RIO DE JANEIRO

Chuvas provocam deslizamentos em Angra dos Reis

Segundo a Secretaria de Defesa Civil de Angra, não houve vítimas fatais. Chuvas que atingem o estado do Rio já superaram a média em quase todos os municípios

Chuvas provocam deslizamentos em Angra dos Reis
A primeira comunicação de alerta foi feita na tarde do último domingo, 25 (Foto: Defesa Civil)

As fortes chuvas que atingiram o município de Angra dos Reis, na região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, provocaram o desabamento parcial de uma casa no bairro de Monsuaba, além de deslizamentos de terra. As informações foram dadas pela Secretaria de Defesa Civil de Angra, que afirmou não haver vítimas fatais nos incidentes.

Também foi relatado um deslizamento na Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte, no mesmo bairro. Ainda existe uma camada de lama na via, o que necessita de bastante atenção dos motoristas ao trafegarem na mesma. A Polícia Rodoviária Federal já foi comunicada.

A Defesa Civil também recebeu a informação de que houve deslizamento de terra no Morro da Constância, localizado no bairro do Frade. Alguns agentes foram até a Escola Municipal Professor Francisco de Assis de Oliveira Diniz, no bairro de Brachuhy, devido ao risco de um rio próximo transbordar.

A primeira comunicação de alerta foi feita na tarde do último domingo, 25. De noite, foi comunicado o alerta de forte chuva. Durante a madrugada, devido às fortes tempestades, foi emitido o alerta para retirada de moradores de áreas de risco, localizadas próximas a encostas e locais de desabamento nos seguintes bairros: Jacuecanga, Lambicada, Morro do Moreno, Praia do Machado, Village, Água Santa, Biscaia, Monsuaba, Paraíso, Vila da Petrobras, Caputera I e Caputera II.

Jairo Souza Lima, secretário da Defesa Civil do município, relatou que “objetivo é avisar a população em tempo hábil sobre os riscos, para evitar qualquer tipo de transtorno ou prejuízo”. Lima afirma que os moradores destas zonas de risco devem ficar atentos às mensagens enviadas pela Defesa Civil, via SMS. Quem não recebe os avisos pode se cadastrar, enviando mensagem para o número 40199, colocando o CEP da residência. Em caso de qualquer problema, os moradores devem ligar para 199 ou (24) 3365-4588.

Região serrana

O Rio Paquequer, localizado em Teresópolis, está em estágio de vigilância, indicando a possibilidade de chuva fraca, sem a elevação do nível do rio. Já os rios Quitandinha, Piabanha e Palatinado, em Petrópolis, estão em estágio de atenção, o que pode provocar possível elevação dos níveis dos rios em função de ocorrência de chuva.

Segundo uma análise de medições feita pelo Alerta Rio, a chuva de novembro deste ano já superou a média em praticamente todas as cidades do Rio de Janeiro.

Leia mais: Fortes chuvas deixam Rio em estágio de atenção

Fontes:
Agência Brasil-Chuva provoca deslizamento de terra em Angra dos Reis

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *