Início » Vida » Ciência » Cientistas tentam criar substância que impede flor de murchar
PESQUISA

Cientistas tentam criar substância que impede flor de murchar

Técnica consiste em borrifar nas flores moléculas de ácido ribonucleico para tentar bloquear a ação do gás etileno, responsável pelo murchar das flores

Cientistas tentam criar substância que impede flor de murchar
Técnica pode reduzir o desperdício do setor de venda de flores (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A empresa de biotecnologia americana Monsanto está trabalhando em uma tecnologia antienvelhecimento capaz de impedir flores de murchar.

A pesquisa teve início há dois anos, quando os cientistas da Monsanto Nicholas Wagner e Jill Deikman realizaram um estudo que tinha como objetivo usar moléculas genéticas chamadas ácido ribonucleico (RNA, na sigla em inglês) para bloquear a ação do etileno, um hormônio gasoso também conhecido como gás do amadurecimento.

O etileno é responsável pelo amadurecimento e apodrecimento das frutas. Ele é usado comercialmente para acelerar o amadurecimento de frutas como tomates e bananas. Também é o etileno o responsável pelo desabrochar e murchar das flores.

A tecnologia para impedir que as flores murchem consiste em borrifar nelas moléculas de RNA ou aplicar a substância na água do vaso onde elas estão. Se o método for bem sucedido pode reduzir o desperdício do setor de venda de flores, aumentando a durabilidade de flores vendidas em supermercados e floriculturas.

Atualmente, o setor de venda de flores recém-cortadas se esforça para fazê-las chegar ao destino antes de murchar através de viagens de avião, tanques com gás antienvelhecimento e produtos químicos tóxicos. As exportações globais de flores somaram R$ 20 bilhões em 2013, com a Holanda, Equador e Colômbia liderando o ranking de países exportadores.

Fontes:
Technology Review-Monsanto Cultivates a Rose That Doesn’t Wilt

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. , disse:

    PARA AS FLORES É BOM, SERIA MELHOR PARA N´[OS COM 70 ANOS OU MAIS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *