Início » Notícia » Cinco dicas para ter uma ótima noite de sono
SAÚDE

Cinco dicas para ter uma ótima noite de sono

Será que ao deitar para dormir, você está tomando as melhores decisões para ter uma boa noite de sono?

Cinco dicas para ter uma ótima noite de sono
Além de ser extremamente prazeroso, dormir contribui para o aceleramento do metabolismo (Foto: Pixabay)

Um dos segredos para uma vida saudável é ter uma boa noite de sono. Além de ser extremamente prazeroso, dormir contribui para o aceleramento do metabolismo, ter mais disposição ao longo do dia, além de prevenir doenças crônicas.

Segundo estudos, uma noite de sono mal dormida pode aumentar em até 30% a necessidade do corpo por insulina. Dormir pouco também pode aumentar os riscos de ter osteoporose e fraturas. Sem um sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando. Fazer a higiene do sono é fundamental para conseguir descansar uma noite por completo.

1 – Corpo

Evite o café e alimentos mais pesados na parte da noite, como gorduras e carboidratos. É importante manter uma alimentação saudável, paralela a uma rotina de exercícios que evitem a agitação próximo à hora de dormir.

2 – Mente

Faça do seu ambiente de sono, um local sagrado, de descanso e autocuidado. Evite levar problemas e alguns afazeres. Vá para a cama já com sono. Uma dica é meditar antes de dormir. Se não conseguir fazer sozinho, existem diversos tutoriais na internet e aplicativos de celular que ensinam a meditação.

3 – Rotina

Crie um ritmo para seu corpo. Tente criar o hábito de dormir e acordar em horários semelhantes, com uma média de oito horas de sono por noite. Não adianta dormir muitas horas no final de semana, pois isso não recupera o sono acumulado.

4 – Desconecte-se

Para a mente descansar, desligue seu celular e aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de se deitar. As telas e a luminosidade perturbam o organismo e afetam na produção natural de melatonina, hormônio natural do sono.

5 – Saúde

Caso essa mudança  de hábitos não funcione, consulte um médico para dar uma atenção redobrada à saúde mental, ou a outros problemas, como a apneia do sono, responsável por paralisar a respiração durante o sono.

Fontes:
Galileu-5 dicas para ter uma excelente noite de sono
Hospital Sírio Libanes-Saiba qual a importância de dormir bem

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *