Início » Economia » Internacional » Deslizamento em Mianmar deixa 50 mineiros desaparecidos
INTERNACIONAL

Deslizamento em Mianmar deixa 50 mineiros desaparecidos

Tragédia ocorreu na noite da última segunda-feira, 22. Segundo representante de governo local, chances de encontrar sobreviventes são nulas

Deslizamento em Mianmar deixa 50 mineiros desaparecidos
Mais de 50 pessoas continuam desaparecidas após o desabamento (Foto: Win Naing/Mynamar News)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pelo menos 51 mineiros estão desaparecidos após um deslizamento de terra em uma mina localizada no estado de Kachin, em Mianmar.

O deslizamento ocorreu na noite da última segunda-feira, 22, e as buscas foram iniciadas na manhã seguinte. Porém, de acordo com Tin Soe, um representante político de Kachin, as chances dos mineiros serem resgatados com vida é nula.

“Eles não vão sobreviver. Não é possível porque eles estão enterrados sob a lama. É muito difícil recuperar os corpos”, disse Tin Soe, em entrevista por telefone à agência Reuters.

Duas empresas de mineração trabalhavam no local, com pelo menos 40 máquinas, incluindo retroescavadeiras e caminhões.

Segundo informações da agência estatal Myanmar News, até o momento, três corpos foram retirados e outras 51 pessoas estariam soterradas em uma espécie de “lago de lama”, formado pelo deslizamento.

Segundo U Khin Maung, presidente de uma organização filantrópica, 60 voluntários estão mobilizados para a localizar os corpos dos mineiros, apesar de encontrarem bastante dificuldade nas buscas.

A organização Global Witness, que é dedicada à investigação de casos de corrupção e abuso ambiental, afirmou que as minas de jade de Mianmar valiam, aproximadamente, US$ 31 bilhões em 2014, praticamente metade do PIB do país naquele ano. De acordo com especialistas, a maioria das pedras é contrabandeada para a China.

A indústria de jade de Mianmar tem sido criticada devido a irregularidades e corrupção. Além disso, os lucros das minas são direcionados aos grupos armados e elite política sem serem taxados, acarretando em um grande conflito no Norte do país.

Algumas minas são administradas por grupos que combatem o governo central birmanês e chefes de narcotráfico. Pelo menos 60% da produção das minas são exportadas sem tributação.

Fontes:
CNN-More than 50 jade mine workers trapped by 'mud lake'
Reuters-More than 50 believed killed in collapse at Myanmar jade mine

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *