Início » Economia » Internacional » Drone é usado para transportar órgão para transplante nos EUA
FEITO INÉDITO

Drone é usado para transportar órgão para transplante nos EUA

O drone percorreu quase cinco quilômetros de distância em nove minutos. Segundo médicos, a rapidez da tecnologia pode salvar vidas

Drone é usado para transportar órgão para transplante nos EUA
Drones já estavam sendo testados para o transporte de amostras de sangue (Foto: University Of Maryland)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um drone realizou o transporte de um rim para uma mulher que aguardava pelo transplante há oito anos. O caso ocorreu na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, e foi a primeira vez que um órgão para transplante foi transportado de drone. A paciente Trina Glipsy, de 44 anos, já recebeu alta do hospital.

O drone foi projetado por engenheiros da Universidade de Maryland no intuito de acelerar o transporte de órgãos para transplantes, além de ser o primeiro de seu tipo criado especialmente para proteger o órgão durante o trajeto.

Para garantir que o órgão seja entregue em segurança, o equipamento possui um sistema de monitoramento que envia mensagens para o celular com informações sobre o órgão. O drone também possui paraquedas caso ocorra algum problema durante o voo.

Anteriormente, a equipe do médico Joseph Scalea já havia testado outros drones para o transporte de amostras de sangue. Para o médico, o avanço é um passo consideravelmente importante para a medicina.

“Tivemos sucesso por causa da dedicação de todas as pessoas envolvidas durante um longo período”, afirmou o médico.

Apesar do voo ser considerado curto, com aproximadamente cinco quilômetros percorridos, o transporte pode significar uma possível melhora sobre o tempo em que um órgão chega ao futuro receptor, visto que quanto mais rápido chegar, mais chances da cirurgia ser bem-sucedida.

De acordo com Scalea, o transporte com drones também facilitará o processo, visto que voos fretados ou comerciais podem atrasar e inviabilizar o transplante. Além disso, o drone precisa estar dentro das normas estabelecidas pela Administração Federal de Aviação dos EUA, responsável por regular os voos de drones no país.

Fontes:
G1-Hospital americano usa drone para transportar órgão para transplante

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Paulo Costa disse:

    Maravilha!É uma excelente solução para cidades com trânsito caóticos, onde vidas depende da rapidez dessa tecnologia! Esperamos que esta seja implantada no Brasil, o país do caos de governantes estúpidos!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *