Início » Economia » Internacional » ‘Em 2045 o ser humano será imortal’, diz cientista
Progresso da humanidade

‘Em 2045 o ser humano será imortal’, diz cientista

Pesquisador afirma que o progresso tecnológico permitirá acabar com o envelhecimento, classificado por ele como uma 'doença curável'

‘Em 2045 o ser humano será imortal’, diz cientista
Segundo José Luis Cordeiro, a humanidade passará por uma 'explosão de tecnologia' (Reprodução/EM)

José Luis Cordeiro, professor e assessor da Singularity Universirty, instituição acadêmica do Vale do Silício, EUA, criada em 2009 pela Nasa e financiada pelo Google, afirmou que no ano de 2045 a espécie humana será imortal. A declaração foi dada durante o encontro “Inteligência artificial e o futuro da espécie humana”, da Universidad Internacional Menéndez Pelayo, localizada em Santander, Espanha.

Segundo Cordeiro, nem a AIDS, nem o câncer e nem a fome poderão acabar com a espécie humana, porque “o envelhecimento é uma doença curável”.

Para fazer tais afirmações, Cordeiro se baseou em uma corrente cada vez mais difundida – e que fez eco na revista Time -, chamada “singularidade tecnológica”. Essa corrente ideológica aponta que o progresso tecnológico e inteligência artificial são as ferramentas que acabarão com a “idade humana” e originarão a “idade pós-humana”.

Com tais declarações, Cordeiro reafirma o que havia dito o inventor americano Ray Kurzweil, diretor de engenharia da Google e fundador da Singularity University. Kurzweil previu várias vezes que, em um determinado momento na história da humanidade, as máquinas seriam dotadas de consciência.

Segundo Kurzweil, em 2029, teremos dispositivos do tamanho de um computador, capazes de superar o nível de inteligência de um ser humano e, em 2045, algum software será capaz de assumir a inteligência combinada de todos os homens, bem como a complexidade de seus pensamento. Nesse ponto, um software poderá exceder a sofisticação do cérebro humano e provocar “a morte das mortes”.

“Entre 2029 e 2045, o número de transistores nos computadores superará o de neurônios em nosso cérebro. Esse será o início da singularidade tecnológica, quando a inteligência artificial alcançará a inteligência humana” afirma Cordeiro.

José Luis Cordeiro prevê ainda que nos próximos 10 anos, qualquer homem poderá ter acesso ao sequenciamento de seu genoma, por US$ 10. Dessa forma, prevenirá doenças como o câncer e o Alzheimer e “moldará” seus próprios descendentes evitando tais condições.

A veracidade de suas alegações dependerá do progresso da ciência e da tecnologia. Um exemplo dado pelo pesquisador de que “a vida nasceu para viver e não para morrer” vem de uma das realizações da Methuselah Foundation, instituição que, na última década, conseguiu prolongar a vida saudável dos ratos até cinco anos.

“O cérebro é a estrutura mais complexa do universo e também o único órgão que ainda não foi criado artificialmente. Entretanto, os cientistas estão começando a estudá-lo sistematicamente. Teremos uma explosão de inteligência artificial”, prevê Cordeiro.

Fontes:
El Mundo-'En 2045 el hombre será inmortal'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

42 Opiniões

  1. leticia disse:

    loucura total eu não gostaria .se o ser humano sem a imortalidade ja é perigoso imagina imortal como sera

  2. Lacerda disse:

    Na minha opinião, isso pode ter um lado positivo e negativo.
    Positivo é que não vamos morrer.
    Negativo é que vai haver a superlotação do planeta.

    Se a inteligência artificial ultrapassar a inteligência e capacidade humana, e se ela se rebelar contra a humanidade?

    Tem pontos positivos e negativos e não acho que deveríamos dar tanta inteligência as máquinas para a própria segurança da humanidade

  3. Templário sec XII disse:

    Quando o homem tentar equiparar a sua glória com a de Deus… haverá apenas destruição..leiam GEN ESIS CAP:3-19.

  4. joserios disse:

    Eu mesmo sonho com isso todo dia,porque a melhor coisa é viver.
    Já pensou vc ter tempo para viver abundantemente,tantas coisas que gostaria de conhecer poderia conhecer,o que hoje seria impossível.
    EX: conhecer meu Brasil por inteiro além de outros países que só por tv vejo passar,além de muita experiência que vou adequei com o passar dos anos.
    Espero que isso chegue para mim.

  5. Marcos disse:

    Na verdade se formos imortais poderemos habitar outros planetas isso ajudaria muito a humanidade

  6. emmanuel disse:

    Gente prestem bastante atencao no que vou dizer por favor. Isso que vcs leram realmente vai acontecer a inteligencia artificial vai ser bastante eficiente, vemos hj coracoes artificiais batendo normalmente dentro de pessoa, spq nao um cerebro artificial ?? a imortalidade tera um preco muito alto, o homem querendo se equiparar a Deus a profecia se realizando, como o fato de superbacterias que estao ai e catastrfes naturais causadas, gente essa inteligencia artificial so e uma fase do projeto da Nasa de implantar NOA, fazendo vcs pessoas comuns da volta de cristo com imagens holograficas no ceu, transmitidas por satelites, e emissao de som em baixissima frequencia que fara com que todos escutem uma mesma mensagem, as antenas telefonicas estao em toda parte virao de la, vai virar um caos e lideres sabem disso obama, presidente do USA e o maior manipulador e a Dilma tambem sabe disso, por isso rouba tanto a fim de ter uma garantia de vida, ja que o clima pode ser alterado com o projeto haarp, que esta instalado no alaska

  7. anderson brandino disse:

    Sou contra o de nos sermos imortais essa ciência não se deve realizar nunca

  8. Cristiane disse:

    Nossa que maximo!!! Adoraria ser imortal👏😃

  9. Nathalia disse:

    Eu acredito que possa ser verdade essa novidade, tudo é possível. Poderia até passar mais rápido os anos, para chegar logo em 2045.

  10. Mateus Norberto disse:

    Minha Opinião, Isso é o Maximo.. Imagina só, Eu Imorlal viver para sempre..
    sempre com Belos sonhos e com o tempo vou poder realizar Todos eles a tempo,
    pq dai não vou morrer..!isso é o Maximo Boa Noticia….!
    Tomara que seja Verdade Isso!

  11. Helio disse:

    Doce ilusão! Isso nunca será possível. A inteligencia humana esta longe de dominar a complexidade que é a vida. Mesmo que isso fosse verdadeiro, isso jamais seria estendido a toda a população. Isso seria um meio cruel de eliminar uns 80% da população mundial. Esse é um projeto para a nata da população mundial, os homens mais ricos e poderosos do planeta. O homem pode e tem feito coisas nunca imaginável, mas imortalidade só Deus pode conceder.

  12. Rúbia Elias disse:

    Acho que só o Hélio conseguiu enxergar o perigo dessa tecnologia, não haverá super população porque 80% da população mundial não terá dinheiro para adquirir tal tecnologia. As pessoas pobres continuaram morrendo igual naquele filme o preço de um amanhã.

  13. France disse:

    Não sera para todos,mas pelo menos a humanidade terá continuação assim espero.

  14. fabio disse:

    Como a internet existe pode existir imortalidade e pra ser rico precisa -se de um pobre e pra ter continuidade na humanidade precisa do proximo pra continuar. E como o espaço do universo é infinito pode sim caber todo mundo a marte ja seria um começo para habitar

  15. otimista disse:

    Se algum dia a ciência vencer a morte isso não sera privilegio de poucos,de inicio talvez,mas,logo a inveja humana se manifestaria com toda força. Basta ver o que já fazemos por mais direitos civis,por melhores salários,ou por muito menos. Sem falar da religião com suas promessas de imortalidade. Quantos foram motivados a lutar em guerras,sacrificando-se de todas as formas possíveis…homens bomba,suicídio coletivo,etc e tal?

  16. otimista disse:

    Podemos aceitar com alguma indignação os caprichos do capitalismo e todas as demais injustiças e desigualdades deste mundo,porem,o desejo de viver jovem com saúde e para sempre é poderoso demais pra ser contido. Provavelmente ocorrerão levantes por toda parte até que essas tecnologias se tornem direito comum. Ou a própria lei de mercado se encarregará de faze-lo.

  17. Mero Ser Mivo disse:

    Ótima notícia, finalmente descobriram a verdadeira vida eterna. Muitos religiosos cegos agora vão acordar, ver que seu deus não passa de mentiras e medo, vão saber o real significado do que é ser um humano, ver que nós, apesar da capacidade de raciocínio maior que as outras espécies, não passamos de meros vermes do universo. Mas me desaponta ver que apenas em 2045 isso provavelmente tornará realidade, primeiro poque até lá eu não afirmo a minha pessoa em vida, afinal pra morrer é questão de ter vida; segundo, provavelmente meus entes queridos já tenham partido, o que é aterrorizante pra uma mente, viver só pra todo o sempre não é uma boa opção; por ultimo, o preço não será popular, apenas bilionários irão usufruir desse sonho, como eu sou pobre, tenho parentes idosos, ou eu tento descobrir uma imortalidade, ou só me resta aceitar a dura dor do sono eterno.

  18. otimista disse:

    Bom,imagino que se a imortalidade humana algum dia for cientificamente viável cedo ou tarde ela estará ao alcance de todo cidadão. Como acontece com quase toda nova tecnologia{sobre tudo na área da medicina}será cara demais,somente os ricos poderão usufruir dela. A ressalva no entanto, é que isso meche com algo muito profundo na psique humana,é algo fundamental,tão ou mais importante quanto qualquer outro direito pelo qual historicamente lutamos.

  19. Marcos disse:

    Para que uma sociedade imortal pudesse ser viável se faria necessário uma esterilização em massa da população,um mundo sem crianças seria horrível,mesmo assim seria melhor que morrer caindo aos pedaços. Quanto a ética nisso-o que é mais ético? Uma pessoa adulta com toda sua história de vida ter de morrer para outra que ainda não fora concebida poder potencialmente nascer? Que se dane a imortalidade do DNA,vida para os que estão vivos.

  20. JB disse:

    Ist0 já é previsto na Bíblia,inclusive a ressurreição dos mortos.

  21. rosangela pereira disse:

    Estamos destinados a povoar todo o infinito do universo, nao perceberam ainda.

  22. Daniel disse:

    Com a imortalidade a população vai crescer
    muito, logo não haverá mais espaço pra caber tanta gente, e então as pessoas passarão a invadir territórios e isso irá gerar conflitos, guerras e tantas outras catástrofes

  23. José Hildo disse:

    Muitos são contra e dizem que será um caos quando o homem tentar se equiparar a Deus,mas esses fanáticos religiosos, que acham que intendem dos propósitos de Deus, na verdade nada sabem sobre ele e se esquecem que foi o próprio Deus que nos fez a sua imagem e semelhança….Acreditem Deus não nos impedirá de alcançar tal façanha, pois foi ele mesmo que nos deu capacidade para isso, nós seres humanos não estamos querendo de forma alguma ser melhores do que Deus, ate mesmo porque se ele quisesse nos impedir já teria nos impedido por muitos outros motivos….Cego é aquele que não quer ver….Implantes, clonagem, viagens espaciais, computadores super avançados, celulares e Smartfones que já se interage com o ser humano, tudo isso já é uma realidade. Logo não existirá mais a morte, talvez seja esse o proposito de Deus, que nós seres humanos consigamos a nossa imortalidade, que avancemos tanto em tecnologia e sabedoria que a ganancia e a luxuria deixara também de existir, pois a morte a Ganancia e a Luxuria faz com que nos seres humanos rebele a nossa pior parte.

  24. Alessandro disse:

    Se a imortalidade for alcansada seria ignorancia achar que temos somente este planeta para viver,poderiamos colonizar o universo,existir além da imaginação ,romper todas as barreiras de outrora.

  25. Nathalia Alves disse:

    Eu não acredito nisso!

  26. Senhor Rafa disse:

    Seria algo maravilhoso,vive para sempre,tempo ilimitado,Eu amaria isso.Teria tempo suficiente para realizar todos os meus sonhos e não precisaria temer mais a morte.E eu também acho que Deus não será contra isso,na minha opinião ele deseja que o ser humano se supere,consiga se igualar a seres evoluídos! Só espero que 2045 não demore a chegar 🙂

  27. Dado disse:

    Quer viver pra sempre tome cachaça todo dia e vc vivera pra semore mas bebado kkk..

  28. vilma disse:

    vou ficar com a biblia ao homem foi lhe dado o direito de nascer crescer e morrer.e Deus nao vai dividir a gloria dele com nehum ser humano.

  29. Isaac Brito pereira disse:

    Genesis 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal,não comerás;certamente morrerás isso fala que o ser humano era imortal e porque comeu a fruta proibida perdeu a imortalidade

  30. Anonymous disse:

    Gente com a imortalidade haverá a superlotação da terra não teremos nenhum contato com outra pesoa será horrivel tenho 13 anos até la terei 42 anos espero ter a opção disso não acontecer comigo e quero viver como um ser humano normal então para o criador dessa ideia repensa cara vocÊ nao sentira mais nada nao tera sentimentos reais eu nao vou fazer isso comigo se vocês quiserem problema e seus eu nao vou fazer obrigado por ter lido

  31. Claudio Elias do Nascimento (Claudinho) disse:

    Creio que a imortalidade já existe temos uma tecnologia fora do normal muitos projetos ainda estão no papel,
    Se a Criogenia Humana é R $300.000 imagine quanto ia custar a imortalidade?
    Vamos sonhar acordado porque isso pode acontecer sim mas é primeiro pra os ricos Donos de empresas Mundial,meu Deus 2045 da pra imaginar quantos anos vai ter minha mãe e pai sou filho único nasci no dia do aniversário de minha mãe.
    Solo Sagrado São José do Rio Preto SP

  32. Isabel disse:

    Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaõõõõõõõõõõõõõõõ isso não pode alem de destruir a natureza querem destruir ate a nos mesmos isso parece bom mas eu não quero ser imortal e se isso acontecer vai com certeza ter consequências vou implorar a deus para isso falhar B(

  33. lucas disse:

    Respeito a opinião de todos os que crê em deus Jeová mais a ciência e a tecnologia vai longe vir os documentários e achei otimo que assim não precisaríamos de coraçãonem de pulmão não irmos depender mais do nosso corpo

  34. Antonio disse:

    Fantástico como a ciência é diferente de tudo,imagina você viver para sempre!
    Fomos feitos para a eternidade!
    “As pessoas são burras pois não evoluem com o passar dos tempos e mesmo depois de tanta evolução alguns ainda não deixaram de ser ignorantes!

  35. cleiton disse:

    imortalidade vamo espera pra ver nao é

  36. Renan Santos disse:

    eu nao queria ser imortal, queria apenas prolongar a juventeude, como por exenplo 90 anos ainda esta firme e forte pra fazer tudo e sem data pra morrer, ou seja uns 200 anos ai era bom

  37. Alexandre disse:

    A imortalidade já existe, oque mata o ser humano é o próprio ser humano, a tecnologia , as comidas industrializadas , tudo isso é veneno, quer ser imortal? A imortalidade humana não existe e nunca existira , porque se um dia formos imortais, seremos como Deus, já fomos criados para ser mortal, se um dia criarmos um ser imortal , criaremos nossa destruição.

  38. Wescley disse:

    Um sonho que deveríamos abraçar, há muito tempo atrás a humanidade vem buscando a imortalidade. venho acompanhando a um bom tempo esse assunto e a cada noticia a sensação que Deus permitirá que alcancemos este proposito…Deus quer que os seres humanos cheguem a lugares inimagináveis, pois foi Deus que deu o conhecimento do ser humano…

  39. Fernando disse:

    Se isso acontece não seríamos mais humanos e sim maquinas.se tornaria chato viver pra sempre ver as mesmas coisas de sempre,talvez ter alguns anos a mais de vida mas a imortalidade seria mais um motivo pra suicídio. Temos que dar mais valor à família passaram mais tempo se divertindo de verdade. Acho que teria que ter um equilíbrio entre tecnologia e humanidade. Humanas e exatas tudo misturado

  40. joao victor disse:

    acho que seria uma otima ideia apesar de ser um sonho impossivel pois vi um video mostrando que daqui a 1 googol de anos nada mais existiara, e mesmo se isso nao acontecer como ja citaram algumas pessoas ´´nascemos para morrer“entao a vida eterna logicamente traria os suicidios ,ou seja, mesmo com a morte das mortes a morte ainda seria imortal kk louco ne?(so vivam pois ja é um presente de deus)

  41. Lazaro Alexandre disse:

    Apoio essas pesquizas com louvor.

  42. Marcos Junior disse:

    Acredito sim na imortalidade, mas nao daqui a 20 anos….
    Imortalidade q o cientista se refere: doencas ( vc nao vai morrer mais por doencas). Mas pode morrer assassinado, acidentes, etc…..
    Essa e uma evolucao…..
    So aguardar……

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *