Início » Economia » Internacional » Em Praga, ‘tour da corrupção’ visita obras superfaturadas
Visita inusitada

Em Praga, ‘tour da corrupção’ visita obras superfaturadas

Além dos pontos turísticos famosos que tiveram as obras superfaturadas, visitantes poderão fazer uma excursão pelos caminhos da corrupção

Em Praga, ‘tour da corrupção’ visita obras superfaturadas
O tour leva os visitantes à mansões monumentais, obras públicas superfaturadas e corredores de prédios do governo (Reprodução/internet)

“A corrupção não é apenas o dinheiro gasto da maneira errada. A corrupção é a quebra de confiança e a teia de poder que se constrói com este dinheiro”, diz Petr Sourek, fundador da primeira agência de turismo de corrupção do mundo.

Sourek e seus companheiros oferecem uma nova opção de entretenimento aos turistas de Praga, capital da República Tcheca: um passeio pelos “marcos da corrupção e do nepotismo” que pautaram as transformações do país, que substituiu a economia socialista planificada pelo mercado capitalista.

O tour leva os visitantes à mansões monumentais, obras públicas superfaturadas e corredores de prédios do governo, e proporciona um ponto de vista crítico a respeito das enormes somas de dinheiro público que desapareceram nos bolsos de funcionários públicos corruptos e empresários. No final do passeio, o visitante ganha um souvenir surpresa: um diploma de Mestrado e Administração de Corrupção.

Segundo a Ministra do Interior do país, Adriana Krnacova, “a corrupção é um problema enfrentado por muitos países que emergiram de um passado comunista”. De acordo com um ranking de corrupção, compilado pela organização Transparência Internacional (TI) em 2012, a República Tcheca aparece em 57º lugar em uma lista de 177 países.

No ranking de 2012, a República Tcheca ficou à frente da vizinha Eslováquia (61º). O país é menos corrupto que a Itália (69º), Bulgária (77º) e Grécia (80º). O Brasil ocupa a 72º lugar no ranking da TI.

Fontes:
BBC Brasil-Praga tem 'tour da corrupção' que visita obras superfaturadas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *