Início » Internacional » Enchentes deixam pelo menos 62 mortos no Sudão
ESTAÇÃO DAS CHUVAS

Enchentes deixam pelo menos 62 mortos no Sudão

Enchentes afetam cerca de 194 mil pessoas e danificam mais de 37 mil casas. Estação de chuvas que assola o país deve durar até o fim de outubro

Enchentes deixam pelo menos 62 mortos no Sudão
Milhares precisaram ser deslocados por conta dos riscos oferecidos pelas enchentes (Foto: Divulgação/Unicef)

Pelo menos 62 pessoas morreram devido às enchentes que atingem quase todo o Sudão. Estima-se que 17 dos 18 estados do país estão sofrendo danos devido às fortes chuvas que castigaram todo o território nacional nos últimos dias. A estação de chuvas no país deve durar até o fim de outubro.

De acordo com dados do Ministério da Saúde do Sudão, 98 pessoas ficaram feridas e milhares precisaram ser deslocadas por causa dos riscos oferecidos pelas enchentes. Estima-se que quase 194 mil pessoas foram prejudicadas pelas fortes chuvas. Mais de 37 mil casas foram danificadas ou destruídas.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Unocha) estão atuando no local. Segundo o Unicef, já foram distribuídos tanques de água, cobertores térmicos, tendas, kits de higiene, remédios e mosquiteiros.

Um dos receios das autoridades é que as enchentes causem um novo surto de doenças em todo o país. Nos últimos anos, profissionais da saúde notaram um aumento no número de casos da malária e de cólera devido ao acúmulo de água em estações chuvosas.

Segundo a última estimativa  do Unocha, feita na última sexta-feira, 23, o Sudão vai precisar de ajudas financeiras estimadas em US$ 1,1 bilhão para lidar com as enchentes. Até o momento, no entanto, apenas US$ 354,7 milhões (31%) foram arrecadados.

Fontes:
Al Jazeera-Death toll in Sudan's flash floods rises to 62

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *