Início » Internacional » Erupção de vulcão deixa um morto na Itália
VULCÃO STROMBOLI

Erupção de vulcão deixa um morto na Itália

Um brasileiro foi encontrado em estado de choque e desidratado. Pelo menos 70 pessoas foram retiradas das proximidades do vulcão

Erupção de vulcão deixa um morto na Itália
Stromboli é um importante destino turístico italiano (Foto: Matteo Salvini/Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O vulcão Stromboli, localizado em uma ilha homônima na Itália, entrou em erupção na última quarta-feira, 3, deixando pelo menos um homem morto e outro em estado de choque. O vulcão segue em observação nesta quinta-feira, 4.

A vítima seria um homem de 35 anos, morador de Sicilia, que fica ao sul da pequena ilha. Ele teria sido atingido por detritos expelidos pelo vulcão enquanto caminhava pela ilha. Um brasileiro, que seria amigo da vítima, foi encontrado desidratado e em estado de choque.

A atividade vulcânica teria causado incêndios na ilha, segundo o vulcanologista Marco Neri, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). As chamas começaram após os detritos expelidos pelo vulcão atingirem a base do monte. Os bombeiros conseguiram controlar os incêndios.

Barcos da Guarda Costeira italiana estão posicionados, caso seja necessário evacuar a ilha. Estima-se que aproximadamente 70 pessoas já foram retiradas das proximidades do vulcão.

“Vimos a erupção do hotel. Houve um barulho alto. Tapamos os ouvidos, e depois disso uma nuvem de cinzas caiu sobre nós. O céu todo está cheio de cinzas, uma nuvem bem grande”, contou Michela Favorito, que trabalha em um hotel na ilha, segundo noticiou a rede BBC.

O barulho da erupção foi tão alto que pôde ser ouvido a cerca de 27 quilômetros de distância, segundo a turista britânica Fiona Carter, que observou a atividade vulcânica da ilha de Panarea.

A ilha de Stromboli, que tem cerca de 500 habitantes, é localizada no município de Ginostra, ao norte de Sicilia e ao sul de Nápoles, sendo um importante destino turístico italiano. O filme Stromboli (1950), que se passa ao fim da Segunda Guerra Mundial, deixou a ilha ainda mais famosa.

Com altura de 927 metros, o vulcão entra em erupção regularmente desde 1932, sendo um dos mais ativos do mundo. Tanto a Sícilia, quanto Nápoles também contam com vulcões ativos, o Etna e o Vesúvio, respectivamente.

A grande última erupção do vulcão Stromboli ocorreu em 2002, quando prédios foram destruídos e seis pessoas ficaram feridas. Em 2007, uma pequena erupção também foi registrada, segundo informou o vulcanologista Marco Neri.

Fontes:
The Guardian-Hiker killed after volcano erupts on Italian island
DW-Série de explosões em vulcão na Itália deixa um morto
The New York Times-Volcano Erupts on Sicily's Stromboli Island; 1 Person Killed

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *